Como é o processo de emagrecimento (queima de gordura e diminuições do peso corporal no organismo) durante o treino e ao longo de uma planilha de atividade aeróbica?
Respostas
Resposta:
Se o metabolismo aeróbio é soberano para a geração de energia em repouso, ele também será durante o movimento corporal requerido pelo exercício físico. Progressivamente, as adaptações crônicas da prática regular aumentam a eficiência dos sistemas energéticos e também o gasto tanto durante a atividade quanto após a atividade, pois as células do corpo continuam “respirando” após o exercício.
Assim, o aumento do gasto energético oriundo da otimização da oxidação dos substratos energéticos de reserva promove, entre outras variáveis referentes à composição corporal, redução do tecido adiposo. E isso, por si só, auxilia no emagrecimento.
Entretanto, é sempre importante ressaltar que a prática de exercícios físicos é apenas um dos componentes que atuam sobre o balanço energético diário. Ele deve ser sempre energeticamente balanceado levando em consideração as calorias advindas da alimentação. Portanto, o ideal é que as áreas de Educação Física e Nutrição trabalhem juntas.
Embora as adaptações da prática de exercícios potencializem a queima de gordura e outros substratos, o balanço energético (relação matemática entre consumo e gasto de energia diária) deve ser sempre modulado ou dependente da energia consumida pela alimentação. É por isso que pensar em gasto energético e emagrecimento deve levar em consideração a alimentação e exercício.