Respostas
Quero te lembrar que esta é uma geometria aproximada, com todos os defeitos da grossura do lápis, da qualidade dos instrumentos e da grana do papel... Mas vou tentar te explicar.
Primeiro crie uma reta qualquer _________________________r Crie um ponto nessa reta que será o centro de um arco ___________ __________________r
c
Crie um arco com centro em c e abertura até a __________ ________________ _____ Trace
c a
um arco c-a e com centro em a e mesma abertura marque um ponto b no arco agora se você ligar o ponto b ao centro c você terá um ângulo de 60g .
Ligue o ponto b ao ponto a e você terá uma reta suporte da divisão. Do ponto b trace outra reta chamada divisória, um pouco inclinada em relação a reta suporte, isto é, um pouco mais aberta.
A reta divisória será agora dividida em 6 pontos de mesma distância cada um, de 1 a 6.
Ligue o ponto 6 ao ponto a, e essa será a reta de apôio. Agora, com uma régua e um esquadro, vá ligando o ponto 5 paralelo à reta 6-a marcando o ponto 7 na reta divisória, depois do ponto 4, paralelo à reta 6-a e paralelo à reta 5-7 achando o ponto 8 e assim por diante até achar os pontos 8 9 10 e 11. A reta divisória ficou assim dividida em seis partes iguais, cada uma dessas partes contém 10 gráus se ligada ao centro c. FINALMENTE : Então, se você ligar o ponto 11 ao centro c terá formado um ângulo de 50 gráus com a reta r. Da mesma forma, se você ligar o ponto 10 ao centro c terá formado o ângulo de 40 gráus pedido...