• Matéria: Biologia
  • Autor: farofaeacachorromalu
  • Perguntado 6 anos atrás

Até o inicio do século XIX milhares de pessoas morriam por doenças causadas por bactérias ou infecções bacterianas dos ferimentos. Não havia um tratamento eficaz para combater os agentes causadores e, em muitos casos, não se sabia que eram causadas por bactérias. Logo após a descoberta da penicilina, primeiro antibiótico amplamente utilizado no tratamento das infecções bacterianas na história da medicina, havia otimismo de que todas as infecções seriam tratáveis e que a mortalidade por doenças bacterianas era um problema prestes a ser superado. No entanto, apesar do desenvolvimento de uma diversidade de antibióticos e agentes terapêuticos sintéticos, ainda enfrentamos elevadas taxas de mortalidade por infecções que ocorrem principalmente nos hospitais, causadas pelas chamadas “superbactérias”, muito difíceis de serem combatidas mesmo após o uso de vários tipos de medicamentos. A explicação correta para a dificuldade de se tratar as infecções hospitalares causadas por “superbactérias” é: *


a presença de raios-X em hospitais eleva muito a radiação de fundo, provocando altas taxas de mutação em bactérias que neles se desenvolvem.

a presença de antibióticos estimula as bactérias a adquirir características de resistência, que passam às gerações seguintes.

o uso intensivo de vários tipos de antibióticos selecionou linhagens de bactérias resistentes a múltiplos medicamentos.

os antibióticos são poderosos agentes indutores de mutações novas nas bactérias resistentes a múltiplos medicamentos.

as pessoas internadas que já foram tratadas anteriormente com os antibióticos ficam muito resistentes a seus efeitos e não conseguem se defender das superbactérias presentes nos hospitais.

Respostas

respondido por: anacarlete
2

Resposta:   A última resposta.

Explicação: As pessoas ficam com a imunidade corporal baixa, devido a série de medicamentos que usou , até um deles fazer efeito satisfatório. Então, os medicamentos como os antibióticos, não fazem mais efeito.

Também com o passar dos tempos elas( Bactérias, víruus,, etc) vão ficando resistentes e mutante, sempre mudando sua composição genética.

respondido por: Danas
0

As pessoas internadas que já foram tratadas com antibióticos acabam produzindo bactérias mais resistentes, principalmente se o antibiótico foi usado de forma inadequada, o problema é que o tratamento dessa superbactéria se torna mais difícil (última afirmativa).

Resistência bacteriana

Ela acontece quando um antibiótico é usado de forma errada, seja por ser pouco efetivo, pela baixa dose ou por tempo inadequado, selecionando bactérias resistentes que irão se multiplicar e ganhar espaço para uma nova infecção por bactérias resistentes.

Mais sobre resistência bacteriana

https://brainly.com.br/tarefa/52980920

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares