• Matéria: História
  • Autor: anna3500
  • Perguntado 6 anos atrás

O ABSOLUTISMO
“A centralização do poder atingiu seu ápice nos séculos XVI e XVII com o Absolutismo. O regime absolutista caracterizou-se pela grande concentração do poder político nas mãos dos reis, numa época em que o comércio se expandia e a burguesia (comerciantes e banqueiros) acumulava riqueza. Muitos dos antigos direitos feudais que favoreciam os senhores locais e a nobreza perderam validade.
A eclosão da Reforma Protestante também contribuiu para o fortalecimento do poder dos reis. A divisão do Cristianismo enfraqueceu o poder do papa. Nos países católicos, a igreja foi colocada sob a autoridade dos reis. Alguns teórico do período defenderam a centralização política do Estado Absolutista como forma de construir uma sociedade forte e poderosa.”

TEÓRICOS DO ABSOLUTISMO:
“Na Europa Ocidental, o poder absoluto dos reis contrariava uma longa tradição de poderes locais, exercido pelos senhores de cada feudo. Para vencer a resistência da nobreza e da burguesia, que na época, eram os grupos sociais mais fortes, era preciso legitimar o poder dos reis e justificá-lo pela razão e pela fé. Essa tarefa ficou a cargo de intelectuais importantes, como Thomas Hobbes e Jacques Bossuet.

- Thomas Hobbes: (1588-1679) filósofo inglês, defendia a ideia de que a natureza humana era desde sempre má e egoísta. Em sua principal obra, Leviatã, afirma que só o Estado forte seria capaz de limitar a liberdade individual, impedindo a “guerra de todos contra todos”. O indivíduo deveria dar plenos poderes ao Estado. O poder absoluto do Estado, não necessariamente do rei. O poder exercido sem contestação dos súditos.

- Jacques Bossuet: (1627-1704) Bispo e teólogo francês, em seu livro Política tirada da Sagrada Escritura, desenvolveu a doutrina do Direito Divino dos Reis, segundo o qual o poder do soberano expressava a vontade de Deus, sendo, portanto, incontestável e ilimitado. Qualquer rebelião contra ele era considerada criminosa.”


Por que foi necessário escrever teorias para afirmar o poder dos reis?

alquem entendeu
encima é o texto mas naum entendi

Respostas

respondido por: gabrieldesbiez
22

Resposta:

A partir do século XIII os reis europeus foram aos poucos conquistando mais e mais poder. Apresentavam-se até mesmo como representantes divinos na terra. No século XVII, os reis detinham poder absoluto nos principais Estados Nacionais no continente europeu.

Você sabe como isso ocorreu? No lugar de feudos senhoriais surgiram reinos centralizados: os Estados Nacionais. E no lugar do poder descentralizado dos senhores feudais, o poder centralizado do rei.

Você já ouvir falar do rei francês Luís XIV? Ele era chamado de Rei Sol, e foi o maior símbolo do Absolutismo. Ele disse a famosa frase “L’État c’est moi” (O Estado sou eu). Luís XIV foi um expoente do absolutismo (no quadro).Absolutismo - Luís XIVNesta forma de governo, somente o rei legislava, governava, administrava a justiça e comandava o exército. Esse sistema político forte, pessoal e sem leis restritivas ao poder real chamou-se Absolutismo.

Explicação:

P.S vlw vc me respeita por agradescer vlw


anna3500: obrigadaaaaa
Perguntas similares