"Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem segundo a sua livre vontade; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado."Karl Marx, 18º Brumário de Luís Bonaparte. Segundo Marx, história deve ser compreendida a partir das condições materiais que possibilitaram que cada momento histórico pudesse existir. Assim, o materialismo histórico pode ser compreendido como: *
A)Um método para a compreensão e ação no mundo, capaz de dar conta da luta de classes e dos diferentes modos de produção.
B)Uma abstração teórica para ilustrar o desenvolvimento do ser humano em um estágio pré-social.
C)Uma teoria baseada na rejeição da perspectiva espiritual da história.
D)Um modelo sociológico baseado nas propriedades gerais da matéria.
E)Um método que propõe um processo de harmonização e fim do antagonismo entre as classes sociais.
Respostas
Explicação:
Para Marx e Engels, fundadores do materialismo histórico, as mudanças sociais que ocorrem na sociedade são fruto de conquistas materiais, que acabam por determinar a situação econômica dos indivíduos e ,logo, a origem das desigualdades sociais que são legadas e transmitidas para as futuras gerações - assim como citado no enunciado.
Dessa maneira, esse método seria uma ferramenta para compreender a história a partir da relação entre a acumulação material(que posteriormente vem ser a causa da luta de classes por condições mais justas, do proletariado em relação a classe burguesa) e as forças de produção características de cada época.
Lembremos que segundo Marx, o que move e avança a história de uma sociedade seria a luta entre as classes sociais.
RESPOSTA:
LETRA A) Um método para a compreensão e ação no mundo capaz de dar conta da luta de classes e dos diferentes modos de produção.
Harmonização social neste contexto, e rejeição material não são pautas de Marx, isso porque, o autor não trabalha essa possibilidade. Logo a alternativa mais indicada, é a letra “A”, que nos diz exatamente isso.
Apesar de trabalhar com questões relacionadas às forças de trabalho, Marx não se comunica com uma possibilidade de coexistência digna entre o capitalismo e o trabalhador.
Logo, deste modo, a harmonização social, que são uma espécie de amenizador para o trabalhador, não fazem parte do que o autor entende como importante no contexto de sua teoria.
Quer saber mais sobre o assunto?
https://brainly.com.br/tarefa/17974962