POR QUE O MITO TEM TANTA FORÇA PARA SE ACEITAR O FUNCIONAMENTO DAS CIDADES? responda com base no texto
texto:Mito e estrutura social
O mito é também uma forma de justificação da estrutura social da época. Dito de outro jeito, o mito é uma forma de ver não só o mundo natural, como também de entender e aceitar a divisão e funcionamento da sociedade. Perceba que os grandes reis (basileu) são protegidos ou escolhidos pelos deuses e os grandes guerreiros, como Aquiles, possuem vínculos com eles. Você se atreveria a discutir com eles, ou questionar sua autoridade? Fica difícil, não é?
No entanto, as condições de vida social que eram fundamentadas pelos mitos, e que também os fundamentavam, mudaram muito e sucessivos acontecimentos acabaram derrubando muitas dessas explicações fabulosas sobre a realidade tanto natural quanto social, e uma nova forma de ver o mundo (incluindo a sociedade) precisava ser criada. É aí que entra em cena a Filosofia como veremos mais a diante.
Homero foi o poeta-rapsodo a quem costumeiramente se atribui a autoria de dois poemas épicos (epopeias): Ilíada, que trata da guerra de Tróia (Tróia em grego é Ilion), e Odisseia, que relata o retorno de Ulisses a Ítaca, após a guerra de Tróia (Odisseus é o nome grego de Ulisses). Por vários motivos, inclusive pelo estilo diferente dos dois poemas, alguns intérpretes acham que são obras de diversos autores.
Ao descrever na Ilíada e na Odisseia vários aspectos da cultura e as diversas formas de relacionamento social dessa época, influencia muito as várias gerações gregas que tiveram o guerreiro bom e belo como um ideal de formação a ser alcançado.
Belo porque seu corpo era formado pela ginástica, pela dança e pelos jogos de guerra, imitando os heróis da Guerra de Troia (Aquiles, Heitor, Ajax, Ulisses). Bom porque seu espírito era formado escutando poetas como Homero, Píndaro e Hesíodo, aprendendo com eles as virtudes admiradas pelos deuses e praticadas pelos heróis; a principal delas era a coragem diante da morte, na guerra. A virtude era a aretê, própria dos melhores, ou, em grego, própria dos aristoi, ou aristocracia
As epopeias tiveram função didática importante na vida dos gregos porque descrevem o período da civilização micênica e transmitem os valores da cultura por meio das histórias dos deuses e antepassados, expressando uma determinada concepção de vida. Por isso desde cedo as crianças decoravam passagens dos poemas de Homero.
Respostas
Resposta: mas esistem milhares de coisas assim por ai pra motivos diverssos como a esistencia de um deus terraplanismo cada um deles pra explicar ate mesmo coisa que ainda n tem resposta ou ate mesmo pra se sentir aceito como os terra planistas ou a religião enci pra responder coisas como de onde nos viemos ou pra onde vamos quando morremos porem isso tudo acaba criando grupos de pessoas leigas que se negam o próprio conhecimento que afeta muinta coisa e tras muintos problemas como a gravides na adolescência ou ate mesmo o desemprego por falta de qualificação ou abandono da escola um dos maiores problemas por exemplo o tabu sobre a sexualidade educação sexual e a exclusão de grupos homo sexuais ou lgbt o que acaba sendo ate ipocrita por parte das religiões fala que todos são iguais perante deus mas n acolhem quem e diferente
Explicação: