Respostas
Resposta:
O encéfalo é a parte central do SNC coberta e protegida pelo crânio.
A medula espinhal é um fio longo e esbranquiçado, localizado no canal vertebral e conecta o encéfalo com o resto do corpo. Atua como um tipo de autoestrada de informação entre o encéfalo e o corpo, transmitindo todas as informações proporcionadas pelo cérebro ao resto do corpo.
Poderiamos dizer que o encéfalo humano está dividido em três "cérebros", dependendo do desenvolvimento filogenético:
O ROMBENCÉFALO: é a estrutura mais antiga e menos evoluída dos vertebrados. A estrutura e organização do rombencéfalo é a mais simples. É responsável pelo regulamento das funções básicas que precisamos para sobreviver e pelo controle de nossos movimentos. Se essas estruturas sofrerem lesões, podem causar sérios danos e mesmo a morte. O rombencéfalo está localizado na parte superior direita da medula espinhal e está composto por diferentes estruturas:
A medula oblonga: ajuda a controlar nossas funções automáticas, como respirar, a tensão arterial, a frequência cardíaca, a digestão, etc.
A protuberância anular ou pontes é a porção da base do encéfalo localizada entre a medula oblonga e o mesencéfalo. Ela une a medula espinhal e a medula oblonga com as estruturas superiores nos hemisférios do córtex cerebral e/ou do cerebelo. É usada para controlar as funções automáticas do cérebro e tem um papel fundamental nos níveis de estado de vigília e no regulamento da cosnciência e do sono.
O cerebelo: está localizado sob o cérebro, sendo a segunda maior estrutura do encéfalo. Todas as informações recebidas pelo corpo através de suas diferentes vias sensoriais e motoras do cérebro são integradas no cerebelo, e por isso sua função principal é controlar o movimento. Também ajuda a controlar a postura e o equilíbrio e permite que as pessoas aprendam a se mover, caminhar, andar de bicicleta... As lesões na estrutura geralmente causam problemas de movimento e coordenação, além do controle de posturas e disfunções em alguns dos processos cognitivos superiores.
O MESENCÉFALO: É a estrutura que junta o cérebro posterior e anterior, conduzindo os impulsos motores e sensoriais. Seu bom funcionamento é um pré-requisito para a experiência consciente. Se essa parte do cérebro apresenta danos, eles são responsáveis por alguns problemas de mobilidade, como os tremores, a inflexibilidade os movimentos estranhos...
O PROSENCÉFALO: É a estrutura mais desenvolvida e evoluída do encéfalo, e conta com a organização complexa mais elevada. Está composto por duas partes principais:
Diencêfalo: Localizado dentro do cérebro. Está composto por estruturas importantes como o tálamo e o hipotálamo.
Tálamo: É similar à estação de retransmissão do cérebro: transmite a maioria da informação sensorial recebida (auditiva, visual e tátil), permitindo ela ser processada em outras partes do cérebro. Também é usada no controle motor.
Hipotálamo: É uma glândula localizada na base do cérebro que faz uma função importante no regulamento dos sentimentos e em muitas outras funções corporais como o apetite, a sede, o sono.
Cerebrum: Conhecido informalmente como o cérebro, que cobre todo o córtex cerebral (camada fina de substância cinzenta, com rugas, sulcos e dobras), o hipocampo e os gânglios basais .
Explicação: