Quando o presidente dos EUA, Donald Trump, fez uma piada em março de 2018 dizendo que “guerras comerciais são boas, e fáceis de ganhar”, muita gente desconsiderou a afirmação como um floreio praticamente inofensivo. Será que era mesmo?
O motivo pelo qual países se envolvem com o comércio internacional é para conseguir importações – de bens de consumo, bens intermediários usados na produção e bens de capital – em troca de exportações. Posto desta maneira, as exportações simplesmente representam as mercadorias das quais os americanos estão dispostos a abrir mão para adquirir alguma coisa que eles querem ou precisam.
Ao adotar um modelo mercantilista primitivo no qual exportações são “boas” e importações “ruins”, Trump está revertendo esta lógica econômica impecável. Em um modelo mercantilista, um excesso de exportações sobre importações contribui para a riqueza nacional por meio da acumulação de créditos de papel (anteriormente, ouro). Parece ser isto o que Trump tem em mente quando reclama que a China está drenando 500 bilhões de dólares por ano da economia dos EUA, principalmente ao trocar bens chineses por títulos do Tesouro americano. Não é preciso nem dizer que é difícil entender de que forma “perder” se relaciona a receber um grande volume de mercadorias de alta qualidade a um custo baixo.
Assinale a alternativa que, corretamente, representa o conceito de mercantilismo, nome dado a um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII.
Escolha uma:
a.
Os mercantilistas tinham como premissas as importações superiores às exportações, única forma de uma nação acumular riqueza, a partir do desfazimento de ouro e prata para outras nações.
b.
No mercantilismo, os governantes apoiavam o extrativismo e o comercio de produtos primários, ou seja, sem a necessidade de realizar manufatura, pois bens manufaturados valem menos que os produtos primários.
c.
Para os mercantilistas, os ganhos eram obtidos pela movimentação das mercadorias e o crescimento das nações era determinado pelos recursos financeiros que possuíssem.
d.
O mercantilismo foi marcado pelo único momento da história onde não havia a cobrança de impostos e de medidas protecionistas entre as nações, havendo, assim, livre comércio.
e.
Durante o mercantilismo houve a integração do feudalismo e pela desconstrução dos Estados Absolutistas.
Respostas
:Resposta:
Olá a resposta seria a letra E
e.Durante o mercantilismo houve a integração do feudalismo e pela desconstrução dos Estados Absolutistas.
por que o mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas adotado pelas nações europeias entre o século XV e o século XVIII. Essas práticas econômicas são consideradas pelos historiadores como o estágio de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista. Nesse sentido, é incorreto afirmar que o mercantilismo foi um sistema econômico, uma vez que não consistiu em um modo de produção, como o feudalismo e o capitalismo.
Foi adotado pelas nações europeias durante o período das Grandes Navegações e da montagem do sistema colonial no continente americano. Por conta disso, muitas das práticas mercantilistas foram aplicadas pelos portugueses durante o período de colonização do Brasil. É importante considerar que o mercantilismo adotou características distintas de acordo com a realidade e a necessidade de cada país europeu.
Explicação:
espero ter te ajudado!!!
Resposta:
Resposta correta é a C, corrido pelo AVA