Em relação a produtividade é compreendida pelo rendimento da conversão da energia para substância orgânicas, a partir da reação de organismo autotrófitos, pela energia solar ou química. E para que tenha uma melhor compreensão da produtividade primária a mesma é dividida entre bruta e líquida.
Em relação aos seus conhecimentos, assinale a afirmativa que explica a produtividade primária bruta e líquida.
I. Produtividade primária bruta é a produção da matéria através do processo orgânico sofrido na decomposição dos restos mortais, propiciando o clico da cadeia alimentar.
II. A produtividade líquida é a subtração da produção gerada pelos seres autotrófitos com os seres heterotróficos, resultando em matéria que será utilizada pelos seres decompositores.
III. A produtividade bruta corresponde ao total da biomassa produzida pelas plantas, por unidade de tempo.
IV. Produtividade líquida representa a biomassa que está disponível para os demais níveis tróficos, biomassa total subtraída a biomassa gasta na respiração vegetal.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
Respostas
c) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Explicação:
Produtividade Primária Bruta:
Corresponde ao total da energia luminosa absorvida pelos autótrofos e convertida em biomassa, em um determinado intervalo de tempo (corresponde ao total de biomassa produzida pela fotossíntese em um intervalo de tempo). A produtividade bruta é elevada em grandes formações vegetais (elevada taxa fotossintética)
Produtividade Primária Líquida: Corresponde à parcela da energia armazenada disponível para o nível trófico seguinte. É importante enaltecer que parte da biomassa sintetizada pelos autótrofos é utilizada pelo próprio organismo para a sua sobrevivência (respiração celular). Nas grandes formações vegetais, a produtividade primária líquida é muito baixa, uma vez que a taxa respiratória é elevada.
Resposta:
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
Explicação:
corrigido pelo DNM