Respostas
Resposta:
As fibras musculares normais são basicamente de dois tipos, 1 e 2.
Explicação:
As fibras do tipo 1 são fibras de contração lenta e fadiga difícil, que dependem de fosforilação oxidativa para obtenção de energia e, portanto, são ricas em mitocôndrias e em mioglobina, um pigmento semelhante à hemoglobina que serve para armazenamento e transporte de oxigênio no interior da fibra. A mioglobina, que contém heme, é vermelha.
As tipo 2 são fibras de contração rápida e fadiga fácil, que utilizam glicólise anaeróbica para obtenção de energia e são pobres em mitocôndrias e mioglobina.
Obs. Na realidade a classificação das fibras é um pouco mais complicada, admitindo-se fibras tipos 1, 2A, 2B e 2C, mas isto não tem maior importância para esta aula.
Em aves, há músculos com forte predomínio de um dos tipos de fibra, o que é relacionado à função. Por exemplo, a carne do peito do frango é branca porque tem grande predomínio de fibras do tipo 2. Esta musculatura é usada para bater as asas, um movimento rápido e de duração curta. Já a carne das coxas e sobrecoxas é vermelha porque aí predominam fibras do tipo 1. Esta musculatura tem função postural, é usada para manter a ave em pé, portanto exige contração durante períodos prolongados.