Respostas
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
Bem, pra construir um gráfico de uma parábola, não tem outro jeito, precisamos atribuir alguns pontos, mas podemos tornar esta tarefa mais simples com alguns passos.
--------------------------------------------------------
1º Encontre o vértice
É uma etapa bem opcional, mas eu diria que ela facilita muito o nosso trabalho, pois já sabemos exatamente onde devemos parar, e conseguimos fazer uns esquemas mais fáceis na hora de atribuir valores à variável e montar o nosso gráfico.
Como expliquei passa à passo como encontrar o vértice na sua outra pergunta. Vou calcular direto:
Meu vértice tem como coordenada (1; -4)
----------------------------------------------------------------
2º Montar uma tabela relacionando x e y
Vamos atribuir dois valores menores e maiores que o x do vértice. A grande sacada é: atribuir valores a x que estejam distante do vértice com a mesma quantidade de números na reta numérica em sentidos opostos
Vamos fazer a seguinte tabela:
x = y
-1 =
0 =
1 =
2 =
3 =
Tá montada minha tabela, agora só é necessário calcular os valores de y para x é igual a esses números. Fazendo alguns cálculos eu obtenho:
x = y
-1 = 0
0 = -3
1 = -4
2 = -3
3 = 0
Perceba que depois de achar o vértice, só precisamos calcular dois números menores ou maiores, e repetir os mesmos quando o x tiver a mesma distância que eles em um sentido oposto.
Não entendeu ainda, né?
Observe:
...,--- -3 ---- -2 ----- -1 ----- 0 ----- 1 ------2 -----3 ---- 4....
O zero está a mesma distância do 1 que o 2, só que em sentidos opostos. O 0 está a uma casa inteira para esquerda, e o dois a uma casa inteira para a direita. Quando fizermos uma parábola, o resultado da função será, pois, o mesmo.
---------------------------------------------------------------------------