A passividade do brasileiro frente às desigualdades sociais é apontada como um fenômeno a ser entendido, segundo Reis e Schuartzmaw (2002).
Assinale a alternativa que corresponde à hipótese que responde tal questionamento.
A-O brasileiro possui a índole indígena, pouco beligerante.
B-O brasileiro recebe muitos benefícios do governo, por isso não busca seus direitos.
C-O brasileiro desconhece suas deveres, buscando sempre prejudicar os governantes
D-O brasileiro confunde direitos com benefícios e deixa de cobrar dos governantes aquilo que lhe é direito.
E-O brasileiro não é passivo, como propõe o texto
Respostas
Resposta:
D
Explicação:
Há que se pensar: o que mantém essa sociedade tão pacifica frente às exclusões existentes? Estar colocado fora dos processos políticos e, muitas vezes do processo escolar, garante aos dominantes maior margem de manobra entre os dominados. A alienação política impede as demandas pelos direitos.
Outro fator que explica a paralisação dos explorados e excluídos é o progresso lento dos indicadores sociais, com algumas estagnações econômicas, os dominantes, na figura dos governantes, pouco fazem, mas distribuem os direitos como a nomenclatura de benefícios. O povo sente-se privilegiado por receber aquilo que, na verdade, lhe é direito. Segundo Reis e Schwartzman (2002, p. 2), isso “talvez expliquem porque o Brasil tenha se mantido relativamente tranquilo, politicamente, ao longo destes anos, assim como a orientação conservadora de boa parte de seu eleitorado”.