Movimentos sociais influenciam na transformação da ordem social vigente. Durante os anos 1960 vimos nascer desde movimentos estudantis, até movimentos de cunho social, como o feminista e o negro e os movimentos hippies.
Assinale a alternativa que coloca a pauta comum a todos os movimentos citados acima.
A-Esses movimentos buscavam ampliar as liberdades individuais.
B-Esses movimentos buscavam a igualdade entre os sexos.
C-Esses movimentos eram antirracistas.
D-Esses movimentos eram pelo sexo livre.
E-Esse movimentos eram pelo fim da obrigatoriedade escolar
Respostas
Resposta:
A
Explicação:
No início dos anos 1960, diversos movimentos foram realizados ao redor do mundo buscando mudanças no status quo. Nessa esteira das inovações, surgiu o movimento estudantil em Paris, no ano de 1968; a Primavera dos Povos na Tchecoslováquia, a luta contra a ditadura na América Latina, inclusive no Brasil, ou ainda pelo fim da Guerra do Vietnã.
Para além da mudança de paradigma prático, no que tange ao cotidiano, esse foi o ambiente propício para o surgimento de novas respostas aos anseios acadêmicos, através da conceituação de temas como raça, étnica, gênero, desigualdade social.
Nesse contexto de inovações surgiram novas áreas de pesquisa destinadas a compreender o papel do negro, da mulher, dos indígenas na sociedade capitalista. O próprio sistema capitalista passou a ser questionado, dado seu caráter opressor e segregador.
Resposta: A
Explicação:
Buscavam liberdades individuais