• Matéria: Química
  • Autor: anasophia1anasophia
  • Perguntado 9 anos atrás

 Os diversos modelos para o átomo diferem quanto às suas potencialidades para explicar fenômenos e resultados experimentais.
Em todas as alternativas, o modelo atômico está corretamente associado a um resultado experimental que ele pode explicar, EXCETO em

a) O modelo de Rutherford explica por que algumas partículas alfa não conseguem atravessar uma lâmina metálica fina e sofrem fortes desvios.
b) O modelo de Thomson explica por que a dissolução de cloreto de sódio em água produz uma solução que conduz eletricidade.
c) O modelo de Dalton explica por que um gás, submetido a uma grande diferença de potencial elétrico, se torna condutor de eletricidade.
d) O modelo de Dalton explica por que a proporção em massa dos elementos de um composto é definida.

Respostas

respondido por: ClaraCarolina
791

Olá!

Esta é uma pergunta de história da química!

A opção que não associa de forma correta resultado e teoria é a letra c)!

A teoria de Dalton nos diz que o átomo seria uma bola maciça, homogênea, indestrutível, indivisível e de carga elétrica neutra. Para visualização imagine uma bola de bilhar, é assim que ele imaginava o átomo. Portanto se ele é uma bola maciça, ele não teria como ter elétrons, que são as partículas responsáveis pela condução de eletricidade.

Espero ter ajudado!

respondido por: brindesmunizp9e0td
53

Resposta:

c) O modelo de Dalton explica por que um gás, submetido a uma grande diferença de potencial elétrico, se torna condutor de eletricidade.

Explicação:

Perguntas similares