A Guerra Fria foi um dos fatos históricos e geopolíticos mais marcantes do século XX. O texto relata o envolvimento das superpotências com alguns países nesse contexto.
A URSS e os EUA buscaram bases no Terceiro Mundo, sem uma intervenção direta, mas investindo no pensamento nacionalista de cada país. [...] A novidade era [...] na transposição da guerra global para o âmbito regional. O embate se daria, no nível ideológico, em pequena escala [...], mas não diretamente entrando em combate, “neste sistema uma multipolaridade de interesses e lógicas nacionais agora intervém de formas cada vez menos controláveis, proliferando, assim, os riscos de conflitos locais provocarem uma guerra global”. Para o autor [Lucio Magri, 1985], este programa só gerou instabilidade e brutalização no Terceiro Mundo, as potências precisavam de mercados consumidores, suas armas precisavam de destino.
SIQUEIRA, Manoela Militão. O Exterminismo e a Teoria Realista – uma abordagem da Guerra Fria. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2020.
Com base na leitura do texto, identifica-se como um exemplo que colabora com o que foi exposto pela autora
(A)
o apoio dos EUA às ditaduras militares na América Latina com o envio de soldados para promover os golpes de Estado e conter o avanço do comunismo.
(B)
o suporte dado pela URSS aos países africanos durante a descolonização para tentar expandir seu poder em espaços ricos em recursos naturais.
(C)
o controle firmado entre países africanos e os EUA para fornecimento de petróleo e a instalação de bases militares, a exemplo da Líbia e do Egito.
(D)
a influência soviética no continente americano com a contribuição armamentista da URSS em Cuba, a fim de instaurar o regime socialista.
Me ajudem pfvr
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
(C)
o controle firmado entre países africanos e os EUA para fornecimento de petróleo e a instalação de bases militares, a exemplo da Líbia e do Egito.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás