Respostas
Resposta:Planejamento de Experimentos DOE ou Experimentação Planejada é uma coleção métodos para ajudar a aumentar a velocidade de aprendizado sobre melhorias em sistemas, processos e produtos. Os métodos de experimentação planejada são apropriados para compreender as causas importantes de variação em um processo e avaliar mudanças no processo. Um experimento é uma mudança em um processo ou produto e é uma análise do efeito dessa mudança em uma ou mais medidas de qualidade.
Os três princípios básicos de teste de mudança para ajudar uma equipe e indivíduos a aumentar sua taxa de aprendizado sobre mudanças são:
Teste em pequena escala e construa o conhecimento sequencialmente.
Colete os dados ao longo do tempo.
Inclua uma ampla variedade de condições.
A experimentação planejada é um método importante tanto para entender as causas de variação ou problemas no processo quanto para desenvolver, testar e implementar mudanças no processo, que reduzem ou eliminam as causas de variação. Os gráficos de controle também são ferramentas importantes para determinar as causas de variação em um processo.
Uma experiência estrategicamente planejada e executada pode fornecer uma grande quantidade de informações do efeito sobre uma variável de resposta devido a um ou mais fatores. Muitas experiências envolvem manter certos fatores constantes e alterar os níveis de outra variável. No entanto, essa abordagem de um-fator-a-tempo (ou OFAT) para processar o conhecimento é ineficiente quando comparada com a mudança simultânea de níveis de fator.
Quais são as abordagens para Planejamento de Experimentos (DOE)?
Muitas das abordagens estatísticas atuais para experimentos projetados originam do trabalho de R. A. Fisher no início do século XX. Fisher demonstrou como planejar seriamente a concepção e a execução de uma experiência antes, pode ajudá-lo a evitar problemas frequentemente encontrados na análise. Os conceitos-chave na criação de uma experiência projetada incluem bloqueio, randomização e replicação.
Um experimento bem-realizado pode fornecer respostas a perguntas como:
Quais são os fatores-chave em um processo?
Em que configurações o processo apresentaria um desempenho aceitável?
Quais são os efeitos principais e de interação no processo?
Quais configurações resultam em menos variação na saída?
É incentivada uma abordagem repetitiva para obter conhecimento, envolvendo tipicamente essas etapas consecutivas:
Um projeto de rastreamento que restringe o campo de variáveis sob avaliação.
Um projeto “fatorial completo” que estuda a resposta de cada combinação de fatores e níveis de fator, e uma tentativa de zoneamento em uma região de valores onde o processo está perto de otimização.
Um projeto de superfície de resposta para modelar o resultado.
Qual é a real importância do Planejamento de Experimentos (DOE)?
Numa empresa, toda vez que sua máquina parava, havia formação de bolhas no seu produto, gerando refugo. Para inspecioná-lo, a empresa comprou um equipamento de inspeção automática, que identificava as bolhas e descartava os metros de produto defeituosos. Como a formação de bolhas vinha crescendo, uma equipe de melhoria foi criada e a eles atribuída à tarefa de reduzir o número de metros defeituosos.
Em sua primeira análise de causa raiz, a equipe formulou uma hipótese sobre a formação das bolhas. Para eles, as bolhas formavam-se pela existência de material não fundido em sua extrusora. Segundo suas hipóteses, este problema ocorria quando a operação era interrompida por algum motivo. Nestes casos, a rotação da rosca de extrusora era reduzida e, ao voltar em operação, havia a formação das bolhas.
Diante disto, os membros da equipe começaram a se perguntar quais os fatores influenciavam nesta formação de bolhas, pois alguns operadores haviam registrados paradas em que não havia a formação de bolhas. Conversando com os operadores, verificou-se que a quantidade de metros de material com bolha ocorria provavelmente em função do tempo de parada e da velocidade de reaceleração da máquina. Assim, dois fatores que poderiam influenciar na variável de resposta foram levantados.
Quais são as definições importantes para o Planejamento de Experimentos (DOE)?
Um experimento é um estudo para fornecer uma base para a ação. Os seguintes são termos importantes associados com a experimentação planejada:
Variável resposta
Uma variável observada ou medida em um experimento, algumas vezes chamada de variável dependente. A variável resposta é a saída de um experimento e freqüentemente é uma característica de qualidade ou medida de desempenho do processo. Um experimento terá uma ou mais variáveis resposta.
Explicação:
Resposta:
Explicação:
owksjsjsnsnzksnsbxb