• Matéria: História
  • Autor: kauana3142
  • Perguntado 6 anos atrás

1 - Quais problemas o imperador D. Pedro Il estava enfrentando e que serviram de motivos para
o processo de Proclamação da República?(urgenteeeeeeeeeeeee)​

Respostas

respondido por: anarafaelaribei
1

Resposta:A proclamação do regime republicano brasileiro aconteceu em decorrência da crise do poder imperial, ascensão de novas correntes de pensamento político e interesse de determinados grupos sociais. Aos fins do Segundo Reinado, o governo de Dom Pedro II enfrentou esse quadro de tensões responsável pela queda da monarquia.

Mesmo buscando uma posição política conciliadora, Dom Pedro II não conseguia intermediar os interesses confiantes dos diferentes grupos sociais do país. A questão da escravidão era um dos maiores campos dessa tensão político-ideológica. Os intelectuais, militares e os órgãos de imprensa defendiam a abolição como uma necessidade primordial dentro do processo de modernização sócio-econômica do país.

Por um lado, os fazendeiros da oligarquia nordestina e sulista faziam oposição ao fim da escravidão e, no máximo, admitiam-na com a concessão de indenizações do governo. De outro, os cafeicultores do Oeste Paulista apoiavam a implementação da mão-de-obra assalariada no Brasil. Durante todo o Segundo Reinado essa questão se arrastou e ficou presa ao decreto de leis de pouco efeito prático.

Explicação:

respondido por: Renato420
5

1° uma briga com a igreja católica

2° falta de reconhecimento a guerra no Paraguai, que revoltou os militares

3° a população, enfurecida, exigia um país mais democrático e menos autoritário

Perguntas similares