Respostas
Resposta:
A anorexia nervosa caracteriza-se pela intensa perda de peso. As pessoas que apresentam anorexia passam fome intencionalmente, mesmo que estejam abaixo do seu peso ideal. É comum a prática de jejuns prolongados.
A bulimia nervosa é a ingestão de grande quantidade de comida em um curto intervalo de tempo. Após isso, ocorrem episódios de vômitos induzidos, jejuns, uso de laxantes ou práticas excessivas de exercícios físicos para evitar o aumento do peso.
A obesidade caracteriza-se pelo acúmulo de gordura no corpo, que pode ocasionar graves problemas de saúde
A desnutrição caracteriza-se pela deficiência, relativa ou absoluta, de um ou mais nutrientes essenciais. É relacionada com fatores sociais, econômicos e patológicos.
A vigorexia caracteriza-se pela busca excessiva para atingir um corpo musculoso. Assim, a pessoa preocupa-se com a dieta e a prática intensa de exercícios físicos.
A ortorexia caracteriza-se pela obsessão por consumir alimentos saudáveis e nutritivos.
Explicação:
Resposta:
São patologias descritas pelo CID 10 (Classificação Internacional de Doenças), DSM IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) , OMS (Organização Mundial da Saúde). Entre eles estão:
Anorexia Nervosa
Bulimia Nervosa
Transtornos alimentares periódicos
Vigorexia
Drunkorexia
Explicação:
Anorexia Nervosa caracteriza-se por uma rejeição alimentar que geralmente se inicia com uma dieta – em busca de uma alimentação saudável, seguida por uma diminuição na ingestão de gorduras e carboidratos, então diminui o número de refeições chegando à dietas extremamente rígidas até jejum.
Os principais sintomas físicos são peso abaixo do normal (IMC menor ou igual 17,5 CID-10), medo exagerado em engordar, distorção da imagem corporal, amenorreia (mulheres) por 3 meses, baixa de libido (homens), prática de métodos para emagrecer constantes.
Apresenta como sintomas psíquicos o perfeccionismo, controle, rigidez, introversão, retração social, pensamentos obsessivos. Muitas vezes relações paradoxais são notadas, como paixão pela comida, por cozinhar, servir outras pessoas, comida como enfeite, para sentir o cheiro.
Existe dois tipos de manifestação deste quadro clínico, são a Anorexia Nervosa Restritiva, que se caracteriza por uma baixa significativa na ingestão de calorias e exercícios em excesso, e a Anorexia Nervosa Purgativa, nesta além das características citadas anteriormente, o indivíduo utiliza de outros artifícios como a indução ao vômito, uso indiscriminado de laxantes e diuréticos.
A Bulimia Nervosa caracteriza-se por uma ingestão exagerada e rápida de alimentos, acompanhado por um sentimento de perda de controle. Seguidos por comportamentos compensatórios que são frequentemente empregados para o controle do peso.
Os principais sintomas físicos são excessiva preocupação com o peso ou forma corporal, medo exagerado em engordar, pode apresentar distorção da imagem corporal, compulsão alimentar, uso de métodos compensatórios, vômitos induzidos, uso de medicamentos (diuréticos, laxantes, inibidores de apetite, drogas), dietas rígidas.
Apresenta como sintomas psíquicos instabilidade de humor, impulsividade, baixa tolerância à frustração, dificuldade de lidar com limites e regras, sintomas depressivos, ansiedade, sintomas depressivos, culpa por comer demais.
Existe dois tipos de manifestação deste quadro clínico, a Bulimia Nervosa Purgatória, caracterizada pelo uso de autoindução aos vômitos, uso desmedido de medicamentos; e a sem purgação, utilizando de jejuns e exercício físico em excesso.
O Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) caracteriza-se por grande quantidade de ingestão de alimentos, normalmente por um curto período de tempo, acompanhado por um sentimento de perda de controle. Seguidos de sentimento de culpa, sofrimento psíquico sem comportamentos compensatórios.