Respostas
Resposta:
O islamismo é uma religião surgida na Península Arábica, no começo do século VII, por meio de Muhammad (conhecido em português como Maomé). Essa crença religiosa atualmente é a segunda maior do mundo, possuindo cerca de 1,8 bilhão de fiéis, a maioria deles localizada no continente asiático e africano.
Islã é o aportuguesamento da palavra em árabe islam. Essa palavra, nesse idioma, significa submissão e é derivada de salam, que significa paz. O sentido de paz mencionado não se refere ao conceito de guerra, mas sim a uma condição de paz entre corpo e espírito.
O fiel adepto ao islamismo é conhecido como muçulmano ou muçulmana, e esses termos também têm origem no idioma árabe. Essas palavras são oriundas de muslim, que significa submisso, portanto, dentro da fé islâmica, muçulmano é aquele que é submisso a Deus, chamado de Allah.
O islamismo, assim como o judaísmo e o cristianismo, é uma religião monoteísta, ou seja, os muçulmanos acreditam na existência de apenas um Deus que, como mencionamos, é chamado por eles de Allah. Essas três crenças são as três grandes religiões monoteístas do mundo.
Explicação:
O Islamismo surgiu no começo do século VII e rapidamente se difundiu entre as tribos árabes, unindo-as em tomo da mesma fé. Atualmente a religião muçulmana é a que mais cresce no mundo e tem cerca de 1,3 bilhão de adeptos. Algo que achei interessante foi o seu surgimento no início do século VII com ações do Muhammad - ou Maomé, o grande profeta, que em um de seus retiros, o anjo Gabriel apareceu para Muhammad e pediu que ele recitasse um texto (Noite do Destino). Conta-se que o anjo se referiu ao profeta como “rasul Allah”, traduzido como “enviado de Deus”. Que o deu de presente um pedaço de meteorito ou a Pedra Negra.