QUESTÃO 04 (EF04C106)
- Algumas bactérias são importantes para
as plantas, pois tornam o solo mais rico em
nutrientes Você concorda com essa
afirmação?
a) Sim. Algumas bactérias que vivem no solo
o tomam mais rico em nutrientes, facilitando
o crescimento das plantas
b) Não. As bactérias são maléficas para
todos os seres vivos, inclusive para as
plantas
c) Sim. Algumas bactérias conseguem
transformar a água do solo em nutrientes
para as plantas
d) Não As bactérias são importantes para
vários organismos, como os animais, mas
não para as plantas
Respostas
Resposta:
eu tbm quero saber essa
Resposta:
A
Explicação:
b) O caso II mostra uma cooperação e não um mutualismo, pois são diferentes espécies de abelhas que polinizam essa planta, e esses insetos ainda podem obter alimento de diferentes espécies de plantas, não sendo, portanto, uma relação obrigatória para as duas espécies.
c) O caso I corresponde a um mutualismo e não uma cooperação, pois sem a existência dessa interação as plantas não conseguiriam obter esses compostos com nitrogênio em quantidade satisfatória, e as bactérias não conseguiriam mais sobreviver fora dessas plantas. O caso II mostra uma cooperação e não um mutualismo, pois são diferentes espécies de abelhas que polinizam essa planta, e esses insetos ainda podem obter alimento de diferentes espécies de plantas, não sendo, portanto, uma relação obrigatória para as duas espécies. O caso III refere-se a uma cooperação e não um mutualismo, pois as bactérias se beneficiam da interação por obter alimento e abrigo, mas também podem contribuir com a produção de vitaminas utilizadas pelo hospedeiro; como essas vitaminas podem ser obtidas por outros meios, a relação caracterizada é não obrigatória. O caso III poderia ser tratado como mutualismo se o ser humano não conseguir obter a vitamina B pela alimentação, uma vez que a vitamina B é essencial.
d) O caso I corresponde a um mutualismo e não uma cooperação, pois sem a existência dessa interação as plantas não conseguiriam obter esses compostos com nitrogênio em quantidade satisfatória, e as bactérias não conseguiriam mais sobreviver fora dessas plantas. O caso III refere-se a uma cooperação e não um mutualismo, pois as bactérias se beneficiam da interação por obter alimento e abrigo, mas também podem contribuir com a produção de vitaminas utilizadas pelo hospedeiro; como essas vitaminas podem ser obtidas por outros meios, a relação caracterizada é não obrigatória. O caso III poderia ser tratado como mutualismo se o ser humano não conseguir obter a vitamina B pela alimentação, uma vez que a vitamina B é essencial.