alem do encontro de placas tectonicas, o que mais pode fazer com que aconteça terremotos e maremotos?
URGENTE
Respostas
Existem três principais causas para os tremores na crosta terrestre: o desabamento, o vulcanismo e o tectonismo.
Os tremores causados pelo desabamento são menos importantes e são causados por alguma acomodação interna, causada pela ruptura ou deslizamento de blocos internos de rocha, geralmente sedimentares, que são tipos de rochas, em geral, menos resistentes. A intensidade dessas concussões geralmente é pequena.
Os tremores causados pelo vulcanismo podem ser um pouco mais fortes, mas estão localizados em áreas próximas aos vulcões. Eles ocorrem devido a alguma ruptura interna ou erupção do magma ou gases aprisionados sob alta pressão. Seus efeitos geralmente não são sentidos em longas distâncias.
O tectonismo, por sua vez, pode ser considerado o principal “vilão” responsável pelos terremotos. Como sabemos, a crosta terrestre não é uma única camada, mas consiste em vários blocos, chamados de placas tectônicas. Muitas dessas placas estão em colisão constante, tomando direções opostas. É nesta zona de contato que ocorre a maioria dos terremotos no mundo.
Já os maremotos são fenômenos que ocorrem no fundo do oceano devido a intensa movimentação nas bordas das placas tectônicas, por erupções vulcânicas ou por deslizamentos de terra submersos no oceano. Esse movimento gera choques sísmicos (terremotos), que, por sua vez, provocam agitação nas águas oceânicas e originam ondas gigantes, que se propagam com grande intensidade e alto poder destrutivo.