A figura abaixo representa um pista sem atrito. Um bloco de massa 0,50 kg abandonado em A atinge uma mola de constante elástica 800 N/m, comprimindo-se até parar. Determine a compressão x sofrida pela mola. *

12 cm
14 cm
16 cm
18 cm
20 cm
Respostas
Não havendo atrito e considerando também que não haja qualquer outra força dissipativa como resistência do ar, por exemplo, podemos aplicar a conservação de energia mecânica.
Podemos então afirmar que a energia no instante inicial e no instante final (ou qualquer outro instante) é constante, logo:
A energia mecânica é dada pela soma entre as energias cinética (Ec) e potencial, sendo que na situação mostrada, podemos notar dois tipos de energia potencial: gravitacional (Eg) e elástica (Ee).
Assim, teremos:
Entretanto, perceba que inicialmente o bloco possui velocidade nula e a mola está relaxada, logo as energias cinética e potencial elástica iniciais serão nulas. Da mesma forma, no instante final o bloco está novamente com velocidade nula e, agora, se encontra na altura do solo, portanto as energias cinética e potencial gravitacional finais serão nulas.
Com isso, a equação de conservação pode ser simplificada:
As energias potenciais gravitacional e elástica são dadas por:
Substituindo na equação e junto aos dados fornecidos pelo texto:
Como não há alternativa correspondente, vamos arredondar o valor achado, fica então 14 cm.