Respostas
A Segunda Guerra Mundial teve como consequências a bipolarização do mundo entre seus vencedores, sendo os Estados Unidos e União Soviética.
Ambos os países adotavam sistemas econômicos diferentes e queriam expandi-los no mundo, causando a Guerra Fria, que foi de 1945 até meados de 1990. Apesar de não ter existido um confronto armado, de fato, entre as duas nações, a guerra foi em termos políticos e científicos.
O avanço da União Soviética sobre a Europa Oriental, a Guerra Fria e a ascensão dos Estados Unidos ao ponto de superpotência foram as principais consequências da Segunda Guerra Mundial.
Com o fim da Guerra, a União Soviética passa a ocupar todas as nações que havia liberado do domínio nazista, instalando em seus governos simpatizantes do socialismo soviético, de modo que da Alemanha Oriental a Moscou forma-se um grande bloco - que os ocidentais chamariam de Cortina de Ferro - de países socialistas.
Ao mesmo tempo os Estados Unidos ascendem economicamente pela reconstrução da Europa Ocidental e do Japão, passando a ser influentes, economicamente e politicamente, ao redor do globo, de modo que a disputa entre sistemas políticos, econômicos e ideológicos dá início a um novo período, a Guerra Fria, que só acabaria formalmente em 1991.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/17445645