Na Região Norte, as diferenças climáticas estão relacionadas a distintas formas de vegetação. Observe os mapas a seguir. Região Norte: Clima Talita Kathy Bora CONTI, J.B.; Furlan, S.A. Geoecologia: o clima, os solos e a biota. In: ROSS, Jurandyr L. S. (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005. p. 107. Adaptação. Região Norte: Vegetação Talita Kathy Bora Atlas geográfico escolar. 5. ed. Rio de Janeiro: Fename, 1968. p. 21. Adaptação. Compare os dois mapas e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas. A No clima equatorial úmido, caracterizado pelo calor e pela pluviosidade elevados, há a predominância da Floresta Equatorial. Verdadeiro Falso B O Cerrado predomina nos locais de clima tropical, que apresenta uma estação seca no inverno. Verdadeiro Falso C O clima tropical, que apresenta invernos chuvosos e verões secos, contribui para a formação da Floresta Amazônica. Verdadeiro Falso D A vegetação predominante no Tocantins é o Cerrado, influenciada pelo clima tropical. Verdadeiro Falso E De modo geral, os climas que predominam nessa região são o equatorial semiúmido (em que predomina a Floresta Equatorial) e o tropical. Verdadeiro Falso : URGENTE POR FAVOR
Respostas
Resposta:
A região brasileira mais extensa é a Norte, nela existe a maior floresta equatorial do mundo, a Amazônia. Essa parte do país ainda possui grandes áreas de florestas preservadas, onde podemos encontrar coberturas vegetais bastante heterogêneas, como áreas de Cerrado, Campos e vegetação Litorânea, mas a principal é a floresta Amazônica, que abrange aproximadamente 80% da região Norte.
Apesar da aparência de homogeneidade da floresta Amazônica, ela possui distinções quanto à formação vegetal que varia de acordo com a altitude do relevo. Em razão disso, a Amazônia é classificada em quatro tipos: mata de igapó, mata de várzea, mata de terra firme e floresta semiúmida. A cobertura vegetal da Amazônia é composta por plantas do tipo latifoliadas e perenifólias, ou seja, que possuem folhas grossas e que não caem em nenhum período do ano.
Já o clima que prevalece ao longo da região é o equatorial úmido, caracterizado por elevadas temperaturas e grande quantidade de chuvas durante todo o ano. Algumas áreas restritas não apresentam tal característica climática, como o Tocantins e partes do Pará e Roraima. Na parte sudeste do Pará e em todo Estado do Tocantins é identificado o clima tropical, com duas estações bem definidas, sendo uma chuvosa e uma seca. Já no noroeste do Pará e leste de Roraima o clima que predomina é o equatorial semiúmido, com períodos curtos de seca, temperaturas sempre elevadas durante todo o ano e índices pluviométricos inferiores ao clima do tipo equatorial úmido. Na região Norte, em geral, as temperaturas ficam em torno dos 26°C, com índices pluviométricos que oscilam entre 1700 e 3000 mm ao ano e baixa amplitude térmica.
Explicação:
Resposta:
verdadeiro
verdadeiro
falso
verdadeiro
falso
eu chutei tudo e acertei ;-;
fiz no positivo on e deu como certa
espero ter ajudado
essa ´r a ordem fiz tá tudo certo (fiz no positivo ON)