Gente eu preciso de três textos de "vinte linhas" sobre a proclamação da República (1889)
TEXTO 1- faça um pequeno texto sobre o que você entendeu do assunto a Proclamação da República:
TEXTO 2- Leia o assunto A proclamação da república e elabore 7 perguntas com suas respectivas respostas:
TEXTO 3- Comente o trcho: "A proclamação da república representou o fim da Monarquia Constitucional e o início da era republicana instaurando o regime presidencialista no Brasil"
Espero que tenham entendido tudo, Por favor me ajudem o prazo está acabando.
Respostas
Resposta:
A Proclamação da República do Brasil ocorreu em 15 de novembro de 1889. O responsável era o Marechal Deodoro da Fonseca (1827-1892), que se tornou o primeiro presidente do Brasil.
Este evento representou o fim da monarquia constitucional e o início da era republicana, estabelecendo o sistema presidencialista do Brasil.
No final do século XIX, algumas elites estavam insatisfeitas com o governo de D. Pedro II (1825-1891).
Desde a guerra do Paraguai, os militares têm se sentido depreciados, exigindo aumentos salariais e mais participação no governo. Vários soldados também apoiaram o positivismo, tanto em versões religiosas quanto filosóficas.
Por outro lado, os cafeicultores estão cada vez mais insatisfeitos com a promulgação de leis que gradualmente abolem a remuneração gratuita.
Agricultores do oeste paulista exigem mais autonomia e participação política. Em 1888, o Brasil aboliu a escravidão, e o ex-dono de escravos se opôs a D. Pedro II, porque esse fato acarretou um aumento no custo da produção do café.
O GOLPE
Em 15 de novembro de 1889, um grupo de militares de Benjamin Constant (1836-1891) destacou-se para se preparar para um levante militar.
Para liderá-los, escolheram o marechal Deodoro da Fonseca, chefe do Exército Brasileiro. Porém, como Deodoro era amigo do imperador, disseram-lhe que derrubariam o cargo de visconde de Ouro Preto.
As tropas se reuniram em Campo de Santana, no centro do Rio de Janeiro, e Marechal Deodoro, que na época estava doente, para derrubar o cargo de visconde de Oulu Preto (1836-1912). Na época, a República ainda não havia anunciado.
Até mais tarde, quando Deodoro voltou para casa, alguns políticos insistiram que ele assinasse um documento anunciando a extinção da monarquia. Alegavam que o imperador nomearia o estadista Silveira Martins (1835-1901) para substituir o visconde de Ouro Preto.
Silveira Martins já foi adversário do marechal Deodoro, então ele assinou a Moção da República e tornou-se chefe do governo interino.
Dessa forma, a república proclamou o fim do Império Brasileiro, que durou cerca de 70 anos. Já Dom Pedro II e sua família foram impedidos de entrar no Brasil na madrugada de 17 de novembro e seguir para a Europa.
As pessoas não sabiam desses eventos até mais tarde. Dom Pedro II não queria chamar seus aliados para evitar uma guerra civil no Brasil.
Primeiros anos da República do Brasil
O governo interino prevê que o referendo pode escolher entre uma monarquia parlamentar ou uma república. Essas negociações só podem ocorrer após 103 anos.
O marechal Deodoro organizou os símbolos da República, como o hino nacional brasileiro, a bandeira brasileira e a política nacional.
O presidente e o vice-presidente são eleitos. É importante observar que esses dois países não competiram no mesmo país, mas foram eleitos separadamente. Com isso, Deodoro da Fonseca foi eleito presidente e o marechal Floriano Peixoto foi eleito vice-presidente.
Como os primeiros dois chefes de governo e a capital do país se juntaram ao exército, o período inicial da República foi chamado de República de Espadas.