Escreva um texto sobre drogas. (o que são, quais são os tipos de drogas,como agem sobre o cérebro, consequências para o corpo.
Respostas
Resposta:
O que são drogas?
R= Drogas são toda e qualquer substância que causam transformações fisiológicas e/ou comportamentais. Isso acontece porque elas modificam processos bioquímicos ao serem ingeridas por nós, seres humanos.
Logo, além das drogas lícitas e ilícitas que já conhecemos, os medicamentos também se enquadram dentro dessas substâncias.
Por isso, existe uma ciência que estuda seu impacto na saúde e bem-estar dos seres humanos. A farmacologia procura extrair o melhor dessas substâncias para que elas possam ajudar no tratamento das mais diversas doenças.
Assim como as drogas, as doenças também induzem modificações nos processos bioquímicos do nosso organismo. Nesse caso, dependendo de qual problema a pessoa está enfrentando, o uso de remédios pode ajudar a restabelecer o equilíbrio no corpo.
Quais são os tipos de drogas?
R= Os principais tipos de drogas são:
Drogas naturais: como a maconha que é feita da planta cannabis sativa, e o ópio que tem origem nas flores da papoula;
Drogas sintéticas: que são produzidas de forma artificial em laboratórios, como o ecstasy e o LSD;
Drogas semi-sintéticas: como heroína, cocaína e crack, por exemplo.
Como as drogas agem sobre o cérebro?
R= Diversos estudos se propõem a investigar como as drogas agem no cérebro. Uma das hipóteses mais aceitas até hoje é a de que a droga ativa o chamado sistema de recompensa cerebral.
Esse sistema compreende algumas regiões do cérebro, localizadas dentro do sistema límbico que são responsáveis pelas emoções, sensações de prazer e relacionadas também com o problema do uso de drogas. O sistema de recompensa cerebral ou circuito do prazer começa na área tegumentar ventral, localizada na região cinzenta do tronco cerebral. Impulsos elétricos são criados nessa região a partir do uso da droga de abuso e esses estímulos atingirão o núcleo accumbens e posteriormente o córtex pré-frontal, região responsável pelo comportamento emocional.
Os neurônios presentes nessa via são chamados dopaminérgicos e basicamente o que ocorre é que as drogas de abuso atuam no sistema de recompensa cerebral estimulando a produção, a liberação de dopamina, substância relacionada com o prazer, aumentando assim sua quantidade no cérebro e proporcionando as sensações prazerosas da droga.
Muito importante salientar que, da mesma maneira que a droga é capaz de estimular o sistema de recompensa cerebral, aumentando a liberação de dopamina nas regiões cerebrais e provocar sensações de prazer, outras atividades são também capazes de estimular esse sistema, como praticar esportes, sair com amigos, namorar, comer em um restaurante, ir ao cinema, assistir a um bom programa de televisão, um show de rock ou a experimentação de um sorvete, por exemplo.
Diferentemente de quando a pessoa estimula naturalmente a liberação de dopamina, provocando um “alto natural”, o uso de drogas provocará um “vício” dos receptores de dopamina no cérebro, fazendo com que o cérebro necessite de mais dopamina, forçando assim o jovem a buscar mais droga.
Quais as consequências do uso de drogas para o corpo?
R= As drogas psicotrópicas, que agem diretamente no sistema nervoso central, atuam de modo temporário nos neurônios, afetando o humor, o comportamento e os processos cognitivos. Assim, elas podem provocar confusão mental, dificuldade na fala e até alucinações.
Os entorpecentes agem no organismo de um indivíduo desde o consumo inicial dessas substâncias. Independentemente da forma de uso, os riscos à saúde são potencialmente prejudiciais.
Inicialmente, os efeitos das drogas são, aparentemente, muito positivos: gera uma sensação momentânea de bem-estar, euforia, felicidade e coragem. Porém, com o passar do tempo, seus efeitos podem ser muito graves e causar sérios problemas à saúde.
O consumo de drogas expõe o organismo ao enfraquecimento, o que eleva as chances de contrair outras doenças. O efeito da toxicidade das drogas nas células provocam graves alterações metabólicas e comprometem a fisiologia natural dos órgãos do corpo.
Os efeitos das drogas no organismo são perceptíveis logo no início do envolvimento com substâncias entorpecentes. Geralmente, os mais prejudicados são os órgãos considerados mais importantes: cérebro, coração, pulmão, rim e fígado.
Explicação:
Espero ter ajudado! Bons estudos.