Em relação a crise do império brasileiro e a Proclamação da República, podemos afirmar que dois
fatores foram decisivos para a quedado imperador D. Pedro II, foram eles:
A) A demora na abolição da escravatura e pressão por parte do povo.
B) A demora na abolição da escravatura e aproximação com Portugal.
C) A demora na abolição da escravatura e o desgaste com a Guerra do Paraguai
Respostas
respondido por:
251
eu não tenho certeza mas acho que a resposta é a letra C
Explicação:
ME DESCULPE SE ESTIVER ERRADO MAS EU TENTEI SE ESTIVER CERTO ME DEIXA UM COMENTÁRIO
solangedeoliveirasol:
Obgda
respondido por:
122
A crise do Império brasileiro foi marcada por uma série de questões. Entre elas, podemos enumerar que a demora na abolição da escravatura, assim como desgaste com a Guerra do Paraguai, foram fatores determinantes. Logo a alternativa C é a correta.
Listemos os principais fatores que contribuíram para a instauração da República pelo golpe militar do Marechal Deodoro da Fonseca.
- A questão republicana era atual devido à expansão do republicanismo. O Partido Republicano foi fundado em 1873 como dissidência do Partido Liberal. O grupo dos principais cafeicultores paulistas aderiu ao movimento republicano na chamada Convenção de Itu.
- Esta questão se liga à questão cafeeira: os cafeicultores paulistas, que detinham parcela cada vez maior do produto nacional e formavam o Oeste paulista, principal centro econômico do país, não encontravam contrapartida na política, já que o Império era muito centralizado no Rio de Janeiro e sua burocracia não estava ligada aos interesses dos cafeicultores.
- Os militares também estavam insatisfeitos com o Império. Fortalecidos após a vitória na Guerra do Paraguai, a corporação foi assumindo uma posição política cada vez mais proeminente. Baseados no positivismo, os militares começaram a entrar em choque com a política civil até darem o golpe militar e instituírem a República.
- A questão religiosa diz respeito ao desgaste do governo imperial em relação à Igreja Católica. Isso ocorreu porque o Papa Pio IX, em 1864, proibiu a permanência de membros da maçonaria dentro dos quadros da Igreja. O imperador, ele mesmo pertencente à maçonaria e cercado de políticos da mesma linha, rejeitou a bula e condenou os bispos que seguiram o Papa. Foi assim que a Igreja deixou de apoiar a monarquia, mesmo sem conspirar contra efetivamente.
- Por fim, a questão abolicionista vinha se arrastando até a promulgação da Lei Áurea, em 1888, sob a pena de Princesa Isabel. Os escravos livres, contudo, continuaram sofrendo nas condições precárias de sua liberdade - e a questão, que já desgastava o Império politicamente há anos, permaneceu como fator de crise já que muitos republicanos denunciavam o Império como atrasado por ainda manterem a escravidão.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/1433811
Anexos:
Perguntas similares
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás