(UNESP - adaptada) Definir, ou conceituar, e discutir, usando exemplos quando
julgar conveniente:
a) entalpia molar padrão de formação de uma substância;
b) Lei de Hess e sua aplicação em Termoquímica.
Respostas
Resposta:
a) é o calor liberado ou absorvido na formação de 1 mol de
uma substância a partir de substâncias simples, no estado padrão, com H=0.
b) A entalpia de muitas reações químicas não pode ser determinada experimentalmente em laboratórios. Não é possível, por exemplo, determinar a entalpia de formação do álcool comum (etanol), pois não conseguimos sintetizá-lo a partir da combinação entre carbono, hidrogênio e oxigênio. Assim, a entalpia desse tipo de reação pode ser calculada a partir da entalpia de outras reações, utilizando-se a lei de Hess.
Quando uma equação termoquímica é multiplicada por um determinado valor, seu ∆H também será multiplicado pelo mesmo valor. Quando uma equação termoquímica for invertida, o sinal de seu ∆H também será invertido.
Para a Entalpia e Lei de Hess, teremos respectivamente: A energia na síntese de 1 mol de substância ; a energia envolvida em uma reação química dependente apenas dos seus estados iniciais e finais.
Vamos aos dados/resoluções:
A termoquímica é a área da Química que acaba estudando a liberação ou absorção de calor em reações químicas ou em transformações de substâncias como dissolução e mudanças de estado físico, portanto, quanto você sente uma sensação quente, é porque recebeu energia e quando tem uma sensação fria, você perdeu energia.
Dessa forma, na Entalpia temos que é a energia total de um sistema medindo à pressão constante. Enquanto a lei de Hess acaba sendo muito importante para determinar indiretamente o calor da reação, cujo não pode ser medido de forma experimental.
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/20622721
Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)