4)
Quando estudamos a escravidão islâmica devemos considerar que o Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos: "Não justifica nem condena a escravidão. Tem-na como natural. Se dela fala em algumas passagens, é para recomendar, como obra pia, reparadora ou expiatória, a manumissão dos escravos, preceituar que devem ser tratados com bondade e estabelecer regras de comportamento entre escravos e seus senhores."
(SILVA, Alberto da Costa. A manilha e o limbambo: a África e a escravidão, de 1500 a 1700. Rio Janeiro: Nova Fronteira, 2002. p. 32.)
Sobre a escravidão islâmica na África, analise as afirmativas a seguir:
I - A escravidão surgida da relação entre a África subsaariana e a Arábia é decorrente das relações entre os Estados núbios, etíopes e árabes.
II - A escravidão islâmica fez uso de forte argumento religioso, a suposta guerra ao infiel (jihad).
III - Em primeira instância, havia um interesse político e econômico na escravidão islâmica, que era o comércio de seres humanos.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
apenas I.
b)
apenas II.
c)
apenas I e II.
d)
apenas II e III.
e)
I, II e III.
5)
Sabemos que: "A partilha da África ou roedura da África é o nome dado ao processo de ocupação, divisão e colonização do continente africano pelas potências europeias. Esse evento ocorreu de forma sistematizada e, muito embora houvesse conquistas anteriores, como, em 1830, a intervenção francesa na Argélia, até a década de 1870, somente 10% do continente havia sido ocupado pelos europeus."
(ALFAGALI, Crislayne G. M. et. al. História da África. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. p. 146)
Sobre a partilha da África, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A Conferência de Berlim (1884-1885), consistia em resolver questões como: a liberdade de comércio na bacia do Congo, a livre navegação dos rios Congo e Níger, as formalidades quanto as ocupações nas costas da África.
( ) A partir do século XVII, os portugueses se impuseram na África, processo que se intensificou no século XIX; controlaram grande parte do comércio de diamantes, ouro e tecidos, o que levou a criação de novas colônias.
( ) O assimilacionismo francês foi uma estratégia usada pelos colonizadores para apagar a tradição cultural dos povos nativos das colônias conquistadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V - V - V
b)
V - F - F
c)
F - V - V
d)
V - F - V
e)
F - F - V
Respostas
Resposta:
Av2 - História da África - A
Pontuação: 750
Explicação:
1- a) O povo ndongo desenvolveu-se por meio do comércio de ferro e da agricultura, o que lhe permitiu se livrar do domínio do rei do Congo, a quem devia obrigações.
2- c) Foi considerado o despertar do africano para uma consciência de si e a condição imposta pelo neocolonialismo e o racismo francês.
3- e) I, II e III
I - A escravidão surgida da relação entre a África subsaariana e a Arábia é decorrente das relações entre os Estados núbios, etíopes e árabes.
II - A escravidão islâmica fez uso de forte argumento religioso, a suposta guerra ao infiel (jihad).
III - Em primeira instância, havia um interesse político e econômico na escravidão islâmica, que era o comércio de seres humanos.
4- d) V - F - V
( v ) A Conferência de Berlim (1884-1885), consistia em resolver questões como: a liberdade de comércio na bacia do Congo, a livre navegação dos rios Congo e Níger, as formalidades quanto as ocupações nas costas da África.
( f ) A partir do século XVII, os portugueses se impuseram na África, processo que se intensificou no século XIX; controlaram grande parte do comércio de diamantes, ouro e tecidos, o que levou a criação de novas colônias.
( v ) O assimilacionismo francês foi uma estratégia usada pelos colonizadores para apagar a tradição cultural dos povos nativos das colônias conquistadas.
5- c) 1c - 2a - 3b
(1) Kiloto
(2) Inabanza
(3) Twite
(a) Era o responsável por guardar os emblemas do reino.
(b) Era considerado o chefe militar.
(c) Era um chefe local e que reconhecia a autoridade do rei.