1)
Leia o excerto a seguir:
"O controle desta tecnologia permitia uma maior exploração da agricultura, o que levava ao incremento da produção de alimentos e atraía também um maior contingente populacional. Os africanos são hábeis técnicos metalúrgicos". (ALFAGALI, Crislayne G. M. et. al. História da África. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. p. 37).
De acordo com o texto acima, podemos afirmar que o povo Bantu e também grupos falantes de outras línguas dominaram:
Alternativas:
a)
a fundição do ferro.
b)
o trabalho com o bronze.
c)
o trabalho com o cobre.
d)
a produção do aço.
e)
o uso do alumínio.
2)
No território africano formaram-se diversas sociedades, reinos e impérios. Sobre esse assunto, leia o excerto a seguir:
"Localizada em território estratégico no continente africano, [...] entre a região dos Grandes Lagos, a Bacia do Congo e o Vale do Nilo, na região Nordeste do continente, e constituiu-se, sobretudo, como um importante elo entre a África Central e o mundo mediterrânico. Nos dias atuais, essa sociedade abrangeria o atual Sudão, parte da Etiópia e do Egito. [...]"
(ALFAGALI, Crislayne G. M. et. al. História da África. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. p. 67)
O trecho acima se refere a região:
Alternativas:
a)
do Mali
b)
de Gana
c)
do Sudão
d)
da Núbia
e)
de Benim
3)
Leia o excerto a seguir:
"Durante toda a Antiguidade o Egito teve uma posição geográfica central, uma encruzilhada entre o Mediterrâneo, a Ásia Menor, o Saara e a África subsaariana. Ao norte, era limitado pelo mar Mediterrâneo, ao sul e sudeste pela Núbia e Etiópia, a leste pelo mar Vermelho e oeste pelo deserto da Líbia. Seu nome origina do grego Aigyptos e da expressão egípcia Hewet-ka-Ptah – "mansão do espírito de Ptah" – que era o nome do templo de Ptah na cidade de Mênfis."
(ALFAGALI, Crislayne G. M. et. al. História da África. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. p. 43)
Sobre as sociedades e culturas da "dádiva do Nilo", entre os anos 3.400 a. C. e 3.000 a.C., analise as afirmativas a seguir:
I - Nesses quatro séculos, foram lançadas as bases da cultura faraônica, inclusive o nascimento da escrita, aliás, de um dos mais antigos sistemas de escrita que se tem conhecimento.
II - Nesses quatro séculos, houve crescimento da população dedicada à agricultura no vale do rio Nilo, consequência do processo de desertificação do Saara.
III - Até o ano 3000 a.C. as primeiras unidades políticas eram independentes e seus líderes resolviam conflitos e eram chefes militares.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
apenas I.
b)
apenas II.
c)
apenas I e II.
d)
apenas II e III.
e)
I, II e III.
4)
Leia o excerto a seguir:
"A partir do final do século XVIII e na primeira metade do século XIX, sistemas classificatórios que dividiam o mundo entre sociedades ‘civilizadas’ e ‘bárbaras’ ou ‘selvagens’, tal como demonstrou a teoria evolucionista de Lewis Morgan (1818 - 1881), entraram em voga e a porção não europeia da humanidade passou a ser considerada a-história." (ALFAGALI, Crislayne G. M. et. al. História da África. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. p. 13).
O estudo sobre como a história da África foi escrita é fundamental para explicar nosso imaginário sobre o continente e existem alguns marcos a esse respeito.
Sobre esses marcos, relacione a segunda coluna com a primeira:
(1) Século XV
(2) Século XIX
(3) Século XX
(a) Houve o auge do tráfico de escravos e o continente passou a ser atrelado à história do comércio de africanos escravizados.
(b) Até meados deste século, perpetuaram estudos que não consideravam a historicidade da África subsaariana e as complexas formas de organizações sociais e políticas dos povos da região.
(c) Estabelecimento de colônias, feitorias, portos e povoações civis pelos portugueses.
Assinale a alternativa que indica a relação correta entre as colunas:
Alternativas:
a)
1a - 2b - 3c
b)
1c - 2b - 3a
c)
1b - 2c - 3a
d)
1b - 2a - 3c
e)
1c - 2a - 3b
5)
Devemos considerar que atualmente, o antigo Império do Mali abarcaria os atuais países africanos: Mali, Níger, Burkina Fasso, Guiné-Bissau, Gâmbia e Senegal. Sobre o Império do Mali, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
A capital do Império Mali era Benim, fundada em 1180 pelo povo Edo (ou Bini) e foi uma das principais cidades da costa Atlântica.
b)
O islamismo foi bastante difundido na Era Sundjata e se consolidou no reinado de Mansa Mussa, no século XIV.
c)
O Imperador do Mali recebia o título de Senhor do Céu (Ogisa), demonstrando a forte relação entre a política e a religião nessa localidade.
d)
O Império começou a se expandir quando passou a estabelecer contato com os povos da região norte do continente, como os talmacheq.
e)
Mali acabou sucumbindo à conquista árabe, no século XI, e, em 1076, foi conquistado pelos almorávidas.
Respostas
respondido por:
17
Resposta:
1=a 2=d 3=a 4=e 5=b
Explicação:
AV1 História da África corrigida.
walacesteinp63u3a:
o meu está dando erro
Explicação:
AV1 História da África corrigida
respondido por:
0
Resposta:
1) O islamismo foi bastante difundido na Era Sundjata e se consolidou no reinado de Mansa Mussa, no século XIV.
Explicação:
Tirei 600 em 750.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás