Respostas
Resposta:
Essas são as principais diferenças entre neurose e psicose que remarcam as características de cada uma dessas condições mentais:
-A psicose faz com que o paciente reinterprete a realidade e adapte-a à sua concepção pessoa ou delirante do mundo. Por sua vez, a neurose faz com que o paciente tente encontrar novas formas de adaptar-se a uma realidade que não suporta.
-Em ambas as patologias, podem surgir comportamentos estranhos e conflictivos. No entanto, os neuróticos não são tão perigosos porque vivem na realidade. Já os psicóticos estão em uma realidade "paralela" e podem chegar a cometer ações nefastas sem sequer se darem conta.
-Outra das principais diferenças entre psicose e neurose é que os psicóticos não sabem que estão doentes, acreditam que os outros estão tentando enganá-los para se aproveitarem deles. Por sua vez, o neurótico é consciente de que está doente e de que a sua percepção é produto da sua instabilidade mental.
-Os sintomas entre eles também são diferentes já que, por um lado, os psicóticos costumam apresentar quadros de delírio e alucinação, enquanto que os neuróticos apenas sentem ansiedade e angústia extrema.
-Por último, outra das grandes diferenças entre neurose e psicose é que a psicose é uma doença mental, enquanto que a neurose é um transtorno psíquico que pode ser tratado com terapia e ajuda profissional.