(Enem 2ª aplicação 2010) Os espelhos retrovisores, que deveriam auxiliar os motoristas na hora de estacionar ou mudar de pista, muitas vezes causam problemas. É que o espelho retrovisor do lado direito, em alguns modelos, distorce a imagem, dando a impressão de que o veículo está a uma distância maior do que a real.
Este tipo de espelho, chamado convexo, é utilizado com o objetivo de ampliar o campo visual do motorista, já que no Brasil se adota a direção do lado esquerdo e, assim, o espelho da direita fica muito mais distante dos olhos do condutor
Sabe-se que, em um espelho convexo, a imagem formada está mais próxima do espelho do que este está do objeto, o que parece estar em conflito com a informação apresentada na reportagem. Essa aparente contradição é explicada pelo fato de
A
a imagem projetada na retina do motorista ser menor do que o objeto.
B
a velocidade do automóvel afetar a percepção da distância.
o cérebro humano interpretar como distante uma imagem pequena.
D
o espelho convexo ser capaz de aumentar o campo visual do motorista.
E
o motorista perceber a luz vinda do espelho com a parte lateral do olho.
Respostas
Resposta:
Letra c)
Apesar de a imagem formada pelo retrovisor externo estar mais próxima do que o objeto, ela também é muito menor do que ele. Esse efeito faz com que o cérebro do motorista acredite que o objeto está mais distante do que realmente está.
A alternativa correta é a letra c) o cérebro humano interpretar como distante uma imagem pequena.
Vamos aos dados/resoluções:
Possui natureza virtual, de tamanho menor do que o objeto, com a orientação direita em relação ao objeto E é importante salientar que os espelhos convexos possuem utilidade como retrovisores em veículos, elevadores, cabines de segurança e afins.
Isso confirma que nossos olhos estão acostumados com imagens em espelhos planos, onde imagens de objetos mais distantes soam cada vez menores (esse condicionamento também é transportado para o espelho convexo). Com isso, o fato de a imagem ser bem menor do que realmente é o objeto, é justificado para nosso cérebro como se o objeto estivesse mais distante do que de fato, está.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)