• Matéria: Ed. Física
  • Autor: mariaaquinoclara156
  • Perguntado 5 anos atrás

como era a divisão da prática da ginástica na Grécia antiga?

Respostas

respondido por: rosanadidomenico
2

Resposta:

Explicação:

A ginástica desenvolveu-se efetivamente na Grécia antiga, a partir do exercícios que os soldados praticavam, incluindo habilidades e também acrobacias.

* corridas a pé:

Eram divididas em 5 modalidades, stádion: consistia na corrida normal de velocidade e era executada contornando-se o estádio de Olímpia, que media cerca de 192 metros; díaulos: era o mesmo tipo de corrida do stádion, porém feita duas vezes;  dlikhos: também era uma corrida que cobria o perímetro do estádio, cuja execução do percurso poderia variar de 7 a 24 vezes, podendo chegar a aproximadamente 4.000 metros; hoplitodromía: corrida com armamento e armadura de um soldado (hoplita), isto é, elmo, escudo, perneiras, espada etc; e por fim, a lampadedromía, que consistia na corrida com uma tocha acesa que era revezada com outros atletas de uma mesma equipe, semelhantemente às provas atuais de corrida com revezamento de bastão.

* pentlato:

O péntatlhon (pentatlo, atualmente) era realizado em uma só prova, mas que envolvia cinco modalidades esportivas: o salto, o lançamento de disco e de dardo, a corrida e a luta.

*lançamentos e saltos:

O lançamento (ou arremesso) de disco, conhecido como dískos, é também uma modalidade bastante antiga, que precede os jogos de Olímpia. Assim como atualmente, o atleta deveria arremessar os discos (à época feitos de pedra ou metal polido, pesando cerca de 5 quilos) a um mínimo de distância estipulado. Já o arremesso de dardo, chamado de akón, também presente nos jogos atuais, derivava da prática do uso da lança nas caçadas e nas guerras. O atleta deveria lançar o dardo (cujo comprimento chegava aos 1,70 metros) no centro de um círculo, desenhado no chão, a uma distância considerável. Quanto aos saltos a distância, que eram então chamados de pédema, havia também procedimentos semelhantes ao que acontece na modalidade atual desse tipo de esporte: os atletas tinham que executar o salto a uma distância mais longa possível, servindo-se de propulsão que se ganhava com ao correr, antes de altar.

*lutas:

Entre as lutas praticadas nos Jogos Olímpicos antigos, estavam o pále, o pýgme (ou pygmachía) e pancrácio. O pále consistia na luta sem golpes diretos, como socos e pontapés. Os atletas utilizavam-se de técnicas de medida de força, como o agarramento dos membros superiores e inferiores, com o objetivo de levar o adversário ao chão. A submissão do oponente consistia em fazê-lo tocar os ombros no chão e, com isso, perder a disputa. O pýgme consistia no pugilato, isto é, luta com os punhos, semelhante ao boxe atual. O pugilato é uma das práticas mais antigas de luta. Entre os gregos, ele está associado ao mito de Teseu, que matou o Minotauro na ilha de Creta. Já o pancrácio pode ser comparado não com um esporte olímpico atual, mas com a mistura de vários deles que configura o MMA (Mixed martial arts – Artes marciais mistas). De modo semelhante ao MMA, ou a luta livre, o pancrácio era uma luta de contato bastante violenta, que incluía socos, chutes, cotoveladas, joelhadas, torções, derrubadas, cabeçadas etc.


mariaaquinoclara156: obg
rosanadidomenico: de nada!
Perguntas similares