• Matéria: História
  • Autor: marymc1012
  • Perguntado 5 anos atrás

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a rivalidade entre os Estados Unidos e a União Soviética cresceu rapidamente no plano internacional.



Marshall afirmou que a recuperação dos países europeus era do interesse econômico americano, e uma forma de garantir estabilidade e paz globais. [...] O conceito do Plano Marshall foi delineado em reuniões de representantes de Estados europeus, em julho de 1947. O auxílio financeiro foi oferecido também à União Soviética que, no entanto, recusou a oferta e impôs que outros países do bloco comunista fizessem o mesmo.

FÁBIO, André Cabette. O que foi o Plano Marshall, e por que o conceito ressurge com o coronavírus. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2020.



O Plano de Recuperação Europeia, mais conhecido como Plano Marshall, pode ser analisado como um


(A)
projeto que buscava criar as condições necessárias para impedir um novo conflito mundial.


(B)
instrumento para aprofundar a influência do capitalismo estadunidense na Europa.


(C)
mecanismo de compensação aos países que foram destruídos pelas ações militares estadunidenses.


(D)
acordo para a criação de uma área de livre comércio entre os Estados Unidos e os países europeus.

Respostas

respondido por: adnaellyvsilva
0

Resposta:

O Plano Marshall, desenvolvido pelo general estadunidense George C. Marshall, consistiu na aplicação de medidas de política econômica para reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) – o que passou a ser feito a partir de 1947. O nome oficial do plano era European Recovery Program (Programa de Recuperação Europeia). De 1948 a 1952, os Estados Unidos aplicaram cerca de 12, 6 bilhões de dólares nos países europeus, sobretudo na Grã-Bretanha, França e Holanda.

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas similares