As construções arquitetônicas romanas eram divididas em cinco espécies diferentes de acordo
com as suas funções. DETERMINE UMA característica das construções retratadas nas imagens,
escrevendo a função de cada uma.
Panteão ( Pantheon) Termas de Caracala
Respostas
A Arquitetura Romana foi uma importante manifestação artística dos romanos, que privilegiavam as obras utilitárias e alcançaram grande eficiência na construção de aquedutos, banhos públicos ou termas, pontes, mercados, dentre outros.
A arquitetura romana também foi expressiva na construção de templos, palácios, pórticos, tribunais, mosteiros e igrejas.
Características
A arquitetura romana, sofreu grande influência da cultura grega sendo caracterizada pelo luxo e pela grandiosidade.
Dos etruscos, os romanos herdaram a solidez das construções e dos povos italianos assimilaram a simetria e a harmonia resultante de formas regulares.
De tal modo, os romanos introduziram na arquitetura novos materiais, como o uso do cimento, e também novas técnicas.
O arco, desconhecido dos gregos, foi uma inovação dos romanos, utilizado sobretudo nas construções destinadas a comemorar as grandes vitórias militares.
Para saber mais: Roma Antiga
Arte Romana
A arte romana classificada em Arte da Roma Republicana (antes de 27 a.C.) e Arte da Roma Imperial (do ano 27 a.C. em diante), recebeu grande influência dos etruscos, povos que habitavam a região antiga denominada Etrúria. A sociedade etrusca floresceu na península itálica durante os 1 200 a.C. e 700 a.C..
Eles possuíam um alfabeto, arte e religião próprias, as quais foram sendo modificadas sobretudo, após a vitória dos romanos no século III a.C.
De tal modo, além da influência grega, a arte romana apresenta muitas caraterísticas que foram sendo incorporadas graças aos povos etruscos.