Respostas
O estopim deste conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina). As investigações levaram ao criminoso, um jovem integrante de um grupo Sérvio chamado mão-negra, contrário a influência da Áustria-Hungria na região dos Balcãs.
O motivo inicial da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi o atentado de Sarajevo, sofrido pelo arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro da coroa austríaca. Na ocasião, o nobre e sua esposa foram assassinados a tiros, na capital da Bósnia. O autor do ataque foi um estudante nacionalista sérvio.
Como a Sérvia não atendeu aos pedidos da Áustria, este país, aliado à Alemanha, declarou o início da primeira guerra do novo século. Do outro lado do front, estavam a Sérvia e a Tríplice Entente, formada por Rússia, França e Inglaterra.
Razões para a Primeira Guerra
Entre as motivações para o conflito armado de grandes proporções estão:
Imperialismo;
Partilha da África;
Disputas prévias mal resolvidas;
Sistema de alianças complexo;
Governos não-unificados;
Ruídos nas comunicações diplomáticas;
Corrida armamentista;
Movimentos ultranacionalistas.
Entenda o contexto da Primeira Guerra!
Apesar de as potências mundiais estarem em relativa paz desde 1871, ao final da guerra franco-prussiana, todas vinham investindo em poderio bélico, para superar umas às outras em armamentos.
Junto a isso, havia muita rivalidade entre França e Alemanha (como resquícios da guerra do século anterior), por conta da corrida colonialista por territórios na África e na Ásia.