por que as duas grandes guerras mundiais foram decisivas para a consolidação dos EUA como potência econômica, militar e política (urgente pfvr me ajudem )
Respostas
Resposta:
O século XX foi decisivo para a ascensão dos Estados Unidos. Logo no início do século, houve a Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918. Os Estados Unidos estavam neutros e acabaram entrando no conflito ao lado dos que venceram. Sua participação foi crucial para o resultado que teve.
Mas foi na Segunda Guerra Mundial que os Estados Unidos se tornou o líder da economia global.
A Segunda Grande Guerra foi decisiva porque diversos fatores fizeram com que os Estados Unidos se tornasse uma potência mundial após 1945, ano em que terminou a segunda guerra.
A primeira delas é que a Europa ficou devastada e sem dinheiro por causa dos conflitos. Os Estados Unidos ajudou o continente se reerguer, financiando empréstimos. Isso ficou conhecido como Plano Marshall. Antes, o polo econômico mundial era a Inglaterra, que também saiu enfraquecida da II Guerra.
A Segunda Guerra fez os Estados Unidos se tornarem uma grande potência. O país soube se organizar e ver oportunidades para crescer ainda mais sua economia.
Contudo, após o conflito armado e a derrota da Alemanha com seus aliados, uma outra potência começou a mostrar forças: a URSS. Ou seja, o poderio mundial após a Segunda Guerra Mundial ficou dividido em dois polos: o lado capitalista, comandado pelos Estados Unidos, e o lado socialista, comandado pela URSS.
Os Estados Unidos agora começaria a “guerrear” com a URSS. Depois de diversas disputas territoriais, corrida espacial e outras “competições”, não é preciso dizer que o capitalismo venceu.
No final, a URSS “perdeu”. Muitos países que faziam parte do bloco começaram a se tornar capitalistas e isso ajudou na hegemonia dos EUA. Apesar de já ser considerado a grande potência logo após a II Guerra e durante a Guerra Fria, a vitória do capitalismo ajudou muito na imagem de país forte que os Estados Unidos construiu.
Assim, os EUA até hoje pode ser considerado a maior potencial mundial. Ou seja, uma nação com força política, militar e econômica no cenário internacional.