Como você, caro amigo estudante, definiria um sistema circulatorio verdadeiro? Mediante algumas leituras em minha apostila, notei que, em poriferos, equinodermas, platelmintos, nemaltemintos e poriferos nao possuem um sistema circulatorios verdadeiro, mas o que seria isso? Eles nao possuem um sistema, conjunto de orgaoes especializados para transporte, apenas mecanismos, ou seria outra coisa?
Respostas
Resposta:
Sempre que pensamos em circulação sanguínea, imaginamos o sangue correndo dentro dos vasos sanguíneos, sendo bombeado pelo coração. Entretanto, nem todos os animais apresentam o mesmo tipo de circulação e de sistema circulatório.
Os sistemas circulatórios dos animais podem ser divididos em dois grupos principais: sistema circulatório aberto ou sistema fechado.
- Sistema circulatório aberto: É aquele tipo de sistema em que o fluido sanguíneo, também chamado de hemolinfa, circula também fora de vasos, caindo em cavidades e lacunas entre os órgãos. Nessas lacunas o sangue encontra-se diretamente com as células, realiza as trocas de substâncias e retorna ao coração. Artrópodes e alguns moluscos apresentam esse tipo de sistema circulatório.
- Sistema circulatório fechado: Nesse tipo de sistema o sangue fica apenas dentro dos vasos sanguíneos. É um tipo mais eficiente quando comparado ao aberto, uma vez que a velocidade de transporte é superior graças à pressão. Nesse sistema é possível observar artérias, arteríolas, veias, vênulas e capilares. Esses últimos são os locais onde ocorrem as trocas de substâncias. Anelídeos, alguns moluscos e os vertebrados possuem esse tipo de sistema circulatório.
Explicação: