Leia atentamente o trecho a seguir: “Uma ciência, entretanto, não se define apenas por seu objeto. Seus limites podem ser fixados, também, pela natureza própria de seus métodos” (BLOCH, 2001, p. 68). Sobre esse contexto, assinale a alternativa correta.
a)
Cada fonte histórica requer uma metodologia diferenciada de análise quantitativa.
b)
As fontes também são construções que expressam as intenções de quem as produz.
c)
Um depoimento ou uma entrevista podem ser tratados da mesma forma que uma fonte oficial.
d)
Frequentemente, as fontes de pesquisa falam por si.
e)
A visão de História identifica a produção do conhecimento como algo real, que lhe é externo.
Respostas
Resposta: b
Explicação: o historiador deve atentar-se para a questão da subjetividade presente nas narrativas. Um equívoco muito comum no processo de pesquisa é quando, na maioria das vezes, os pesquisadores partem de uma visão de história que identifica a produção do conhecimento com um real que lhe é externo, quando o correto seria a perceber como construção. Vale destacar que as fontes de pesquisa não falam por si, elas não contêm toda a história, assim como as investigações em história irão permear o campo qualitativo e quantitativo. Por fim, existem muitas fontes históricas para serem investigadas e, em cada uma delas, é preciso analisar o tipo de método a ser aplicado. Por exemplo: um documento ou uma entrevista têm metodologias diferenciadas de análise.
Resposta:
b) As fontes também são construções que expressam as intenções de quem as produz.
Explicação:
O historiador deve atentar-se para a questão da subjetividade presente nas narrativas. Um equívoco muito comum no processo de pesquisa é quando, na maioria das vezes, os pesquisadores partem de uma visão de História que identifica a produção do conhecimento com um real que lhe é externo, quando o correto seria a perceber como uma construção. Vale destacar que as fontes de pesquisa não falam por si, elas não contêm toda a história, assim como as investigações em História irão permear o campo qualitativo e quantitativo. Por fim, existem muitas fontes históricas para serem investigadas e, em cada uma delas, é preciso analisar o tipo de método a ser aplicado. Por exemplo: um documento ou uma entrevista têm metodologias diferenciadas de análise.