1- O que é globalização? 2- Quais foram as fases da globalização? 3- Quais as principais características da globalização? 4- Quais as desigualdades tecnológicas presente no cotidiano da população mais pobre? 5- Quais os pontos positivos e negativos da globalização?
Respostas
1- A Globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado.
2- Fases da Globalização
Para facilitar o entendimento, a globalização pode ser dividida em quatro fases: 1ª fase (séculos XV – XVIII): Grandes Navegações e Descobertas Marítimas – Revolução Industrial. 2ª fase (séculos XVIII a XX): Revolução Industrial – 2ª Guerra Mundial: expansão do capitalismo.
3-As principais características da globalização são: aprimoramento da tecnologia de transporte e telecomunicações, difusão de conhecimento, movimento de pessoas e capital, expansão das ONGS e das empresas transnacionais.
4-Tecnologia e desigualdade são questões que caminham lado a lado no mundo contemporâneo. ... Em muitos casos, o preço acessível dessa tecnologia advém da exploração da mão de obra e da matéria-prima barata oriunda de países que sofrem com a miséria e a desigualdade.
5-Vantagens e desvantagens da globalização
Para as diferentes economias do mundo, a globalização tem como característica positiva a integração das tecnologias e dos produtos oferecidos.
Aspectos positivos:
Acesso a produtos que não são produzidos nacionalmente;
Mercados mais competitivos e inflação bem controlada;
Maior fluxo de capitais e investimentos entre os países;
Maior desenvolvimento tecnológico;
No aspecto social, a globalização permitiu o encontro entre diferentes culturas e o desenvolvimento de setores, como o do turismo.
Aspectos negativos:
Maior propagação de crises financeiras e econômicas;
Alguns setores da economia podem não se adequar à competição e elevar o desemprego no país;
Em países em desenvolvimento, pode ser difícil o investimento em novas indústrias que já existam em países desenvolvidos com custos reduzidos e com melhor tecnologia;
Em países de pequena dimensão, a entrada de multinacionais pode afetar produtores menores, criando monopólios na economia;
Exploração de matéria-prima e mão de obra barata de empresas de países desenvolvidos nos mais pobres.