• Matéria: Filosofia
  • Autor: belinhasantos1540161
  • Perguntado 6 anos atrás

O que a razão nos permite? Explique de acordo com o texto.​


izabelpinheiro46: mas cadê o texto?
belinhasantos1540161: CONCEITO DE RAZÃO
TERCEIROS ANOS


Razão é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas. É, entre outros, um dos meios pelo qual os seres racionais propõem razões ou explicações para causa e efeito. A razão é particularmente associada à natureza humana, ao que é único e definidor do ser humano.
belinhasantos1540161: A razão permite identificar e operar conceitos em abstração, resolver problemas, encontrar coerência ou contradição entre eles e, assim, descartar ou formar novos conceitos, de uma forma ordenada e, geralmente, orientada para objectivos. Inclui raciocinar, apreender, compreender, ponderar e julgar, por vezes usada como sinónimo de inteligência.
belinhasantos1540161: Como uma forma de chegar a conclusões, é frequentemente contraposta não só com o modo como os animais não-humanos parecem tomar decisões, mas também com a tomada de decisões baseada na autoridade, na intuição, na emoção, na superstição ou na fé. A razão é considerada pelos racionalistas a forma mais viável de descobrir o que é verdadeiro ou melhor. A forma exacta como a razão difere da emoção, fé e tradição é controversa, dado que as três são consideradas potencialmente racionais,
belinhasantos1540161: e, em simultâneo, potencialmente em conflito com a razão.
belinhasantos1540161: A principal diferença entre a razão e outras formas de consciência está na explicação: o pensamento é tanto mais racional quanto mais conscientemente for pensado, de forma que possa ser expresso numa linguagem.
belinhasantos1540161: A razão instrumental nasce quando o sujeito do conhecimento toma a decisão de que conhecer é dominar e controlar a Natureza e os seres humanos. A razão ocidental, caracterizada pela sua elaboração dos meios para obtenção dos fins, se hipertrofia em sua função de tratamentos dos meios, e não na reflexão objetiva dos fins.
belinhasantos1540161: Na medida em que razão se torna instrumental, a ciência vai deixando de ser uma forma de acesso aos conhecimentos verdadeiros para tornar-se um instrumento de dominação, poder e exploração, sendo sustentada pela ideologia cientificista, que, através da escola e dos meios de comunicação de massa, engendra uma mitologia - a Religião da Ciência - contrária ao espírito iluminista e à emancipação da Humanidade

Respostas

respondido por: saraoliveirabotelho0
0

Resposta:

nao sei kakakaka sorry

respondido por: izabelpinheiro46
0

Resposta:

No texto, o autor declara que a razão não está (como é pensado muitas vezes pelo senso comum) totalmente separada de conceitos como fé, emoções e religiosidade. Já que todos esses são racionalizados pelo homem, assim, ela permite chegar a conclusões através de proposições sobre os mais variados assuntos . Desta forma, a razão instrumental possibilita que possamos controlar a natureza e os homens partindo do pressuposto de que os fins justificam os meios. Contudo, é esclarecido que atualmente o cientificismo é com o tempo revertido em religião e perde o conceito filosófico iluminista, mas é visível que desde sempre esses conceitos foram entrelaçados, até mesmo em períodos em que a razão era vista com outros olhos pela sociedade.

Perguntas similares