As fontes hídricas são abundantes, porém mal distribuídas na superfície do planeta. Em algumas áreas, as retiradas são bem maiores que a oferta, causando um desequilíbrio nos recursos hídricos disponíveis. Essa situação tem acarretado uma limitação em termos de desenvolvimento para algumas regiões, restringindo o atendimento às necessidades humanas e degradando ecossistemas aquáticos. Os recursos hídricos são de fundamental importância no desenvolvimento de diversas atividades econômicas. A água pode representar até 90% da composição física das plantas; a falta de água pode destruir lavouras. A quantidade total de água na Terra é distribuída da seguinte maneira:
97,5% de oceanos e mares;
11,5% de água doce;
68,9% (da quantidade geral de água doce) formam as calotas polares, geleiras e neves eternas que cobrem os cumes das montanhas altas da Terra;
20% restantes de água doce constituem as águas subterrâneas
0,9% respondem pela umidade do solo e pela água dos pântanos
Estão corretas:
Alternativas:
a)
1,2 e 3
b)
1, 2 e 4
c)
1,3 e 5
d)
2, 3 e 5
2)
Os recursos hídricos são de fundamental importância no desenvolvimento de diversas atividades econômicas. A água pode representar até 90% da composição física das plantas; a falta de água pode destruir lavouras; na indústria as quantidades de água necessárias são superiores ao volume produzido. Referentes as unidades hidrográficas, está correto:
Alternativas:
a)
O Amazonas, São Francisco e Paraná estão concentrados cerca de 80% da produção hídrica do país. Estas bacias cobrem cerca de 72% do território brasileiro, dando-se destaque à Bacia Amazônica, que possui cerca de 57% da superfície do País.
b)
O Amazonas e Paraná estão concentrados cerca de 80% da produção hídrica do país. Estas bacias cobrem cerca de 72% do território brasileiro, dando-se destaque à Bacia Amazônica, que possui cerca de 57% da superfície do País.
c)
O Amazonas, Tocantins-Araguaia e Paraná estão concentrados cerca de 80% da produção hídrica do país. Estas bacias cobrem cerca de 72% do território brasileiro, dando-se destaque à Bacia Amazônica, que possui cerca de 57% da superfície do País.
d)
O Amazonas, São Francisco e Parnaíba estão concentrados cerca de 80% da produção hídrica do país. Estas bacias cobrem cerca de 72% do território brasileiro, dando-se destaque à Bacia Amazônica, que possui cerca de 57% da superfície do País.
3)
A rede hidrográfica brasileira é constituída por rios navegados em corrente livre e por hidrovias geradas pela canalização de trechos de rios, além de extensos lagos isolados, criados pela construção de barragens para fins exclusivos de geração hidrelétrica. A rede hidrográfica brasileira tem elevadas condições de umidade na maior parte do território nacional, sendo considerada como a mais densa do planeta. Algumas características da hidrografia do Brasil:
Rica em rios, mas pobres em lagos.
O regime de alimentação dos rios brasileiros é pluvial, não se registrando a ocorrência de regimes nival ou glacial, sendo apenas o Rio Amazonas um dependente do derretimento da neve da Cordilheira do Andes, mas a sua alimentação provém basicamente de chuvas. O período das cheias dos rios brasileiros é no verão, com algumas exceções no litoral do nordeste.
Grande parte desses rios é intermitentes; apenas alguns que nascem no sertão nordestino são perenes.
O destino dos rios brasileiros é exorréico, ou seja, deságua no mar.
Toda a eletricidade brasileira provém dos rios. Seu potencial hidráulico vem de quedas d"água e corredeiras, dificultando a navegabilidade desses mesmos rios.
Estão corretas:
Alternativas:
a)
1, 2 e 3
b)
1, 2 e 4
c)
1, 2 e 5
d)
2,3 e 4
4)
Bacia hidrográfica é a área ocupada por um rio principal e todos os seus tributários, cujos limites constituem as vertentes, que por sua vez limitam outras bacias. No Brasil, a predominância do clima úmido propicia uma rede hidrográfica numerosa e formada por rios com grande volume de água. Analise as proposições a de algumas bacias hidrográficas brasileira.
I.A Bacia Amazônica possui cerca de 23.000 Km navegáveis, a pesca fluvial apresenta um enorme potencial ainda pouco explorado.
II.O principal rio é o Tocantins, que nasce em GO, nas confluências dos Rios Maranón e Paraná, desaguando na foz do Rio Amazonas.
III.É formada pela união dos Rios Canoas e Pelotas, correndo em direção oeste, nas divisas dos estados de SC e RS, e em direção ao Sul, na fronteira do Rio Grande do Sul com Argentina.
Estão corretas:
Alternativas:
a)
I, II e III
b)
I e II
c)
I e III
d)
II e III
Respostas
respondido por:
33
RESPOSTA NUMERO 1
c)
1, 2 e 5
c)
1, 2 e 5
AdrianaBaptista:
respondi assim, C A B A A deu tudo certo na minha.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás