Baseado nas grandes preocupações dos filósofos gregos e nos acontecimentos históricos que vão desde o fim do século VII até o final do século III a.C., pode-se dividir a filosofia grega em três períodos
Respostas
Resposta:
A filosofia grega é dividida entre três períodos principais: pré-socrático, socrático (clássico ou antropológico) e o helenístico.
Resposta:
Filosofia Pré-Socrática, Filosofia Clássica e Filosofia Helenística.
Explicação:
A Filosofia Pré-Socrática é considerada o primeiro "período" do desenvolvimento filosófico. Nela, as preocupações do primeiros filósofos estavam intrinsecamente relacionadas a natureza, a investigação natural e a busca pela substância primordial, isto é, a Arché.
Com Sócrates, nota-se a ascensão de temáticas antropológicas em detrimento das preocupações com a natureza. Essas preocupações vão perpetuar e compor as bases de estudos e pensamentos elaborados pelo próprio Sócrates, por Platão e Aristóteles, caracterizando o que chamamos de Filosofia Clássica.
A partir do domínio Macedônico sobre as póleis gregas, a filosofia passa a se voltar para o âmbito individual-privado ante as preocupações coletivas. A busca pela Ataraxia, ou seja, a plenitude da alma, é uma marca desse período que chamamos de Filosofia Helenística.
Observação: Entre a Filosofia Pré-Socrática e a Filosofia Clássica o Sofismo também se fez presente, contudo, a maioria das referências bibliográficas não consideram a Filosofia Sofística como um período do desenvolvimento filosófico.