O tecido epitelial é um tecido que desempenha varias funções no organismo, como por exemplo, revestimento e proteção do corpo, absorver substâncias do meio, e secretar líquidos do corpo. O tecido epitelial também pode ser chamado de epitélio e pode ser dividido em dois grupos, os epitélios de revestimento e os de secreção. Sabemos que o epitélio de secreção tem a função de produzir substâncias que serão enviadas para outras partes do corpo ou que serão eliminadas, assinale as divisões das glândulas do epitélio de secreção:
a. Exócrinas, endócrinas e mistas
b. composta, endócrinas e simples
c. Estratificado, pseudo-estratificado e simples
d. Simples, mistas e estratificados
Respostas
Resposta:
a
Explicação:
Glândulas podem ser classificadas de acordo com o tipo de substâncias que produzem: Endócrinas:quando a secreção é lançada a corrente sanguínea. Exócrina: quando as secreções são lançadas para fora do corpo ou para o tubo digestório. Mistas : quando exerce a função de endócrina e exócrina.
Resposta:
Explicação:
→ Tecido epitelial glandular
O tecido epitelial glandular forma as glândulas, sendo responsável por secretar substâncias. Vale destacar que as células desse tecido nem sempre estão agregadas formando glândulas complexas. A célula caliciforme, por exemplo, é uma célula epitelial glandular e é chamada por alguns autores de células de glândulas unicelulares.
As glândulas multicelulares, que são as glândulas propriamente ditas, podem ser classificadas em três tipos:
Glândula endócrina: São glândulas sem ductos que produzem secreções lançadas diretamente no sangue. Como exemplo, podemos citar a tireoide.
Glândula exócrina: São glândulas que possuem ductos e liberam sua secreção em cavidades ou na superfície do corpo. Como exemplo, podemos citar a glândula sebácea.
Glândula mista: Essa glândula possui uma porção endócrina e uma porção exócrina. Como exemplo, podemos citar o pâncreas."