• Matéria: História
  • Autor: mkmnkioga007live
  • Perguntado 6 anos atrás

A afirmativa do filósofo Montesquieu, a respeito da ação e da contenção do poder, originou.

(A) A proposta para a condenação à morte, pela vontade popular, de todo o chefe de poder que se torne absoluto.
(B) O movimento renascentista, responsável pela ideia de que “os fins justificam os meios”.
(C) As ideias anarco-sindicalistas, defensoras da intervenção militarista no Estado e da completa ausência de leis.
(D) A teoria da divisão da soberania em três poderes independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

Respostas

respondido por: thauanvictor6
72
Resposta: Alternativa D
Montesquieu não é a favor de nenhum poder ilimitado monárquico ou ditadura,diante disse ele promove uma teoria,a qual divide os 3 poderes (Legislação,executivo e judiciário),também é válido salientar que esses poderem não podem atuar juntos com proximidade (cada qual em seu lugar para evitar corrupções)bons estudos !!
respondido por: nataliafransantos
4

A afirmação de Montesquieu sobre a ação e da contenção deu origem a “A teoria da divisão da soberania em três poderes independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.” (alternativa d).

O filósofo propunha a divisão dos poderes para evitar que houvesse abusos de poder por parte de algum governante.

Os três poderes seriam independentes e harmônicos entre si. Mas caberia a cada um, fiscalizar as ações dos outros dois para manter o funcionamento adequado do Estado.

Quem foi o Barão de Montesquieu?

Montesquieu foi um filósofo iluminista que viveu no século XVIII, em um contexto anterior à Revolução Francesa. Ele conviveu com todas as formas de abusos de poder, praticadas pela monarquia francesa, o que levou ao desenvolvimento de suas ideias.

Para o filósofo, a melhor forma de governo seria a Monarquia Parlamentar (Poder Executivo), em que o Parlamento (Poder Legislativo) seria o principal responsável por limitar o poder do rei.

Deveria também existir aqueles responsáveis por realizar julgamentos (Judiciário). Nenhum dos poderes deveriam possuir mais de uma função para evitar o surgimento de abusos de poder praticados pelos monarcas absolutistas.    

Bons estudos!

Aprenda mais sobre o filósofo Montesquieu em: https://brainly.com.br/tarefa/16980133

Anexos:
Perguntas similares