1)
Na década de 1970, os movimentos de bens de consumo coletivo ganham novos destaques e intensidade. Amplia-a a participação da comunidade nos grupos de jovens, nos clubes de mães, nos grupos de mulheres, com especial participação das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs, e das Pastorais Populares das Igrejas, fomentados e fundamentados pela Teologia da Libertação e de militantes de esquerda.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A CEBs teve um papel fundamental na formação e organização política das comunidades brasileiras.
PORQUE
II. O trabalho de formação e organização política da CEBs perdeu força na década de 1980, após a mudança política no Vaticano.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
2)
Leia o texto e complete as lacunas da sentença a seguir.
O Movimento Negro, enquanto movimento, tem sua história constituída por longos processos de lutas e de combate à discriminação racial. Historicamente, tanto no América Latina como no Brasil, os eventos de descolonização, espaço para as lutas por direitos civis.
Com a criação do Estado Novo, mesmo a Frente Negra Brasileira se tornando um ____________ político, foi extinta em 1937. Mas com o fim do Estado Novo, a rearticulação das entidades negras ganha novos rumos na luta contra a ____________ racial.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto-base.
Alternativas:
a)
ato - democracia.
b)
ato - cultura.
c)
partido - discriminação.
d)
partido - autonomia.
e)
ato - liberdade.
3)
O Movimento Estudantil no Brasil, é organizado a partir da criação da União Nacional dos Estudantes – UNE, em 1937. Até meados de 1950, pautavam pontos políticos importantes e significativos no cenário nacional, como foi a mobilização contra o Estado Novo entre outras ações.
Neste contexto, julgue as informações a seguir.
I. O Movimento Estudantil, até meados de 1950 pautava-se somente nas questões escolares.
II. Em 1960, as reivindicações do Movimento Estudantil voltam-se para as questões específicas das instituições de nível superior.
III. Com o Golpe de 64, as ações repressivas culminaram na desmobilização dos estudantes.
Após avaliar as informações apresentadas, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I, apenas.
b)
III, apenas.
c)
I e III, apenas.
d)
II e III, apenas.
e)
I, II e III.
4)
É neste período que se reconhece o direito de educação da mulher. Com destaque para a educadora, poetisa e escritora consagrada Nísia Floresta Brasileira Augusta, pseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto (1810-1895). Dionísia foi fundadora das primeiras escolas para mulheres no Brasil. A sua cidade natal, recebe o seu nome, Nísia Floresta, como homenagem, no estado do Rio Grande do Norte.
A partir do contexto acima, assinale a alternativa que identifica o período em que se reconhece no Brasil o direito da educação da mulher.
Alternativas:
a)
Estado Novo.
b)
Brasil Império.
c)
República.
d)
Ditadura militar.
e)
Brasil Colônia.
Respostas
Resposta:
1- A
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
2- C
partido - discriminação
3- D
II e III, apenas
4- B
Brasil Império
Resumindo:
1-A
2-C
3-D
4-B
Explicação:
1- Os movimentos de bens de consumo coletivo foram ampliados para a participação de grupos sociais, onde temos as comunidades pastorais como um forte instrumento para a teologia da libertação, porém, o olhar sobre as. CEBs perde sua influência a partir das políticas e mudanças que surgiram no vaticano. Letra A.
Como notamos as CEBs?
As comunidades Eclesiais de base podem ser notadas como um órgão da igreja católica que se caracteriza pelo relacionamento amplo entre a participação das assembléias e a reflexão bíblica para a ação da sociedade.
Mais sobre as reformas pastorais:
https://brainly.com.br/tarefa/29049590
2- As lacunas se completam com Partido//Discriminação. Letra C. Vemos a base do movimento negro como uma forma de estabelecer um combate direto ao preconceito e as diferentes formas de segregação que podemos observar todos os dias, seja nos morros e nas comunidades, como nos grandes centros.
Como observamos o movimento negro?
O movimento negro busca melhores condições para sua parcela na sociedade, além de combater o preconceito que existe desde o período colonial. Por isso, uma série de medidas devem ser tomadas, como cotas por exemplo, não só para os exclusivamente negros mas os indivíduos de baixa renda e filhos miscigenados.
Mais sobre a ideia de racismo:
https://brainly.com.br/tarefa/36927562
3- O movimento estudantil ocorreu durante o período da ditadura militar, ele era composto por alguns líderes, formados em grupos, tendo como base as reivindicações voltadas para as questões das instituições de nível superior, Letra D.
Podemos citar:
- Os diretórios centrais estudantis os DCE's das universidades;
- As Uniões Estaduais dos Estudantes (UEE's);
- A União Nacional dos Estudantes (UNE) e outras de grande importância mas menor expressão.
Qual o objetivo do Movimento Estudantil no Brasil?
O objetivo dessa frente era criar uma resistência à ditadura, buscando melhorias na educação e o retorno do estado democrático.
Mais sobre a ditadura militar:
https://brainly.com.br/tarefa/21652588
4- O Brasil Império, ou seja, o período imperial pode ser compreendido como uma fase histórica, que surge em 7 de setembro de 1822 e termina em 1889, onde temos a proclamação da república, como uma das formas de instituir o sistema que vemos hoje, o presidencialismo. Letra B.
Como podemos notar as diferentes fases da educação na república?
A educação no Brasil, passa por um processo dinâmico de execução, onde os educadores e profissionais responsáveis pela formação de alunos, e, seres sociais, se adaptam as relações sociais, tendo profundo ligamento com a situação política e econômica da nação.
Mais sobre a educação imperial:
https://brainly.com.br/tarefa/13281506
#SPJ3