02. Relacione as características deste período aos seus respectivos
significados.
a) Burguesia.
b) Protecionismo alfandegário
c) Capitalismo primitivo
d) Metalismo
e) Movimento Comunal
f) Burgos
Respostas
Resposta:
Desde o século XIX, o conceito de burguesia vem sendo definido como uma classe social que assumiu um protagonismo decisivo nas grandes revoluções políticas modernas, como aquelas que ocorreram na Inglaterra (1640-1688) e na França (1789).
Metalismo é o princípio econômico de que o valor do dinheiro deriva do poder de compra da mercadoria sobre a qual está baseada. A moeda em um sistema monetário baseado em metais, pode ser feita a partir da própria commodity (mercadoria-dinheiro) ou usar representações como as notas resgatáveis em lugar da mercadoria.
O Protecionismo alfandegário foi um princípio alfandegário criado em 1844 pelo governo brasileiro, com o objetivo de ampliar a receita fiscal e proteger os então poucos estabelecimentos industriais do país, dificultando as importações.
O capitalismo é um sistema econômico baseado na propriedade privada, na acumulação de capital e na procura pelo lucro. A obtenção do lucro e a acumulação do capital dentro do capitalismo dão-se por meio da posse privada dos meios de produção, que pode manifestar-se pela posse da terra ou de grandes instalações que permitam a produção de certa mercadoria.
O movimento comunal ocorreu principalmente nas regiões onde a burguesia era mais forte, como o Norte da França e a Italia centro-setentrional. Na Itália, onde a vida urbana manteve uma certa importância mesmo na Alta Idade Média, nem o poder imperial nem o senhorial conseguiram se consolidar.