Respostas
Resposta:
Defesa individual. É o tipo de defesa mais antigo do basquetebol, implementado pelo criador James Naismith, no final do século XIX. ...
Defesa por zona. A zona é uma das táticas de defesa no basquete mais complexas, mas é efetiva quando é bem treinada. ...
Defesa mista. ...
Defesa pressão. Espero ter ajudado
Explicação:
Resposta:As defesas por zona, mista ou match-up usam os mesmos fundamentos da individual (artigo anterior). Já os princípios são diferentes. Confira a seguir os principais estilos de defesa (zona, mista ou match-up), e se você leitor ficar com alguma dúvida, é só escrevê-la na caixinha de comentários e o mais cedo possível vamos acabar com esta dúvida.
Defesa em Zona:
As defesas por zona são caracterizadas: pelos defensores sendo responsáveis por determinadas áreas da quadra de defesa. A defesa por zona atua no erro do adversário, enquanto a individual, o faz errar. As maiores vantagens de se marcar por zona são:
1- Menor desgaste físico.
2-Impedir penetrações, devida a proximidade entre os defensores.
3-Posicionamento para o rebote defensivo pré-estabelecido.
4-Estar com o contra-ataque no “gatilho”, esperando o rebote.
A grande desvantagem é :
Seja qual for o posicionamento da zona (2-3, 2-1-2, 3-2, 1-2-2, 1-3-1,1-1-3, etc…) Sempre irão existir pontos vulneráveis.
Existe uma “regra matemática” básica para se atacar contra defesa zona: “ Defesa par? Ataque ímpar! Defesa ímpar? Ataque par! ” Esta “regra” significa simplesmente, colocar mais atacantes nas áreas vulneráveis e menos nas áreas de maior concentração de defensores, com isso se “abre” a defesa ou terá um arremesso sem marcação. Esse é o duelo!
A defesa por zona, tenta fechar os espaços para penetrações, mas fica vulnerável aos arremessos do perímetro. Cabe
ao ataque acertar esses arremessos ou cair na grande armadilha que é a defesa por zona.
Infelizmente a zona tende a ser passiva. Não deveria (principalmente na base). Como na base, poucos atletas têm precisão nos arremessos (pensar na mecânica, com o tempo, ficarão precisos), alguns técnicos usam a zona passiva, estática, somente esperando erros de arremessos em uma acomodação segura, porém covarde. Podem até conseguir vitórias e títulos, mas não FORMAM JOGADORES para atuar em alto nível.
Deixo essa mensagem aos técnicos de base: Ensinem os FUNDAMENTOS DE DEFESA, ensinem a marcar! Zona também, porém, A-GRES-SI-VA!
Defesa Mista
Defesa mista se caracteriza por alguns defensores estarem marcando individual e outros por zona. É utilizada quando na equipe adversária existe uma diferença de potencial ofensivo (pontuação ou organização) entre seus atacantes.
Os mais ofensivos são marcados individualmente e os defensores não flutuam, enquanto os menos ofensivos são marcados por zona.
Existem alguns tipos de defesa mista, os três mais comuns são:
BOXE ONE:
Essa nomenclatura vem exatamente do posicionamento adotado por esse tipo de defesa, onde quatro defensores marcam por zona, semelhante aos corners de um ringue de boxe (2-2, um quadrado), enquanto o “craque” é marcado individualmente. É adotada quando, além do “craque”, a equipe que ataca possui bons pivôs e os demais não ofereçam riscos no arremesso.
DIAMOND ONE:
O Objetivo é exatamente igual ao do boxe one, o posicionamento dos quarto defensores que estão marcando por zona é que se difere. No diamond one, o posicionamento é um losango (1-2-1).
É utilizado quando algum outro atacante (exceto o “craque”) tem bom arremesso e necessita ter defensores posicionados para marcá-lo, se existirem bons pivôs no ataque, marcando com apenas um, o fundo fica vulnerável.
TRIANGULE TWO:
O triangule two é semelhante ao boxe e ao diamond, só que dois defensores marcam individualmente, enquanto três marcam por zona. O posicionamento é 1-2 formando um triângulo. O Objetivo é tentar impedir que esses dois marcados individualmente pontuem, e que os demais se limitem aos arremessos, a função do triângulo é justamente, não permitir que os três atacantes façam bandeja.
Defesa Match Up
A defesa match up (igualar) é uma defesa bastante complexa. Existem alguns nomes em português, o mais comum é defesa combinada, mas também é conhecida como defesa camaleão ou falsa. Sua difícil identificação durante uma partida gera uma rara compreensão entre os atletas, fato este, que a torna arriscado ser treinada.
Para marcar match up é necessário observar outras partidas do adversário, para poder identificar quais códigos ofensivos são pedidos pelo armador e para qual tipo de defesa elas servem. O Objetivo é atrapalhar a leitura que o ataque deve ter, sobre como a defesa irá atuar e “quebrar” a organização ofensiva (jogada).
Normalmente, a defesa, se apresenta de uma forma (individual ou zona) e no primeiro passe ou quando o armador “canta” a jogada ofensiva, muda para alguma outra defesa onde essa jogada seja prejudicial ao ataque. Se for bem treinada e compreendida pelos defensores se torna bastante eficaz.
Explicação: