Respostas
Resposta: 1. Cubo de LED que desenha imagens
Com um arduino você pode criar um cubo de LED com dimensão 8x8x8 e formatar para que as luzes que se acendem formem imagens divertidas e inimaginadas. Isso pode parecer sem graça até você ver as criaturas tridimensionais sendo geradas. Trazer isso à tona é ser muito legal!
2. Tênis que se amarram sozinhos
Já contou quantas vezes você estava na rua e alguém apontou para o seu cadarço desamarrado para te alertar sobre isso? Com um arduino você pode fazer seu tênis se amarrar sozinho, e o melhor: não precisará nem sair de casa para isso!
Essa brincadeira deu tão certo que o inventor resolveu melhorar e lançar o produto no mercado. Sucesso!
3. Um robô que desvia dos obstáculos
Esse é um projeto bem simples de fazer. Com um arduino e um sensor de ultrassom, você pode criar um robô que desvia de obstáculos. Vale lembrar que o divertido é não se apegar a uma ideia em específico, mas usá-la para criar um dispositivo que seja a sua cara. Use a criatividade!
4. Sistema de auto-irrigação
Nunca mais deixe o verde morrer em casa por falta de água. A ideia desse sistema é, a partir da instalação de sensores inoxidáveis para detectar a umidade do solo e regar as plantas quando for necessário. A partir daí, qualquer invenção é válida. Faça um jardim animado, com seus personagens favoritos. Que tal?
5. Uma máquina de fazer bolhas
Esse será um brinquedo um pouco nostálgico, que vai te fazer lembrar dos tempos em que era criança e que você adorava fazer bolhas de sabão. O projeto é dividido em 2 partes: a primeira é um “braço”, para que a tampa com o mix de bolhas levante até um motor (a segunda parte), que também é controlado pelo arduino. Depois disso, é só apertar o “play”.
6. Uma cadeira que se equilibra sozinha
Nenhum problema é realmente grande para uma mente criadora. A ideia aqui é criar uma cadeira de apenas duas rodas que se equilibra sozinha e também pode se locomover, podendo transportar quem necessita com o mínimo de esforço. Para a realização do protótipo, foram utilizados um arduino e 2 motores de alto torque (24v).
7. Jogo de luzes
Ao longo dos anos, à medida que as tecnologias avançaram, os jogos de tabuleiro foram dando lugar aos vídeo-games. E por que não construir um por conta própria? A ideia aqui é transformar luzes de LED em jogos, isso é, pensar em cada ponto de luz como um pixel de uma imagem. Com certeza a resolução não será das melhores, já que ela vai depender da quantidade de LEDs funcionando, porém a diversão vai ser garantida.
Tente montar o famoso Tetris ou algum outro jogo que você costumava jogar no fliperama. Se calhar, invente o seu próprio e jogue com os amigos!
8. Colete para ciclistas de LED
Com o aumento do número de carros nas cidades e também das preocupações com o meio ambiente e com a saúde, o número de ciclistas tem crescido drasticamente em todo o mundo.
Para garantir a segurança deles, é possível desenvolver um colete de arduino que sinaliza, por meio de luzes de LEDs, quando ele fará conversões à esquerda ou à direita, e que liga um pisca-alerta para avisar os motoristas e até outros ciclistas.
9. Árvore de Natal com LED
O ano está passando rápido e, quando menos esperarmos, o Natal chegará. A proposta de criar uma árvore com LED a partir de um arduino é ótima para unir a família inteira na espera dessa data especial. Além disso, você pode optar por usar um buzzer que toque músicas comemorativas para a invenção ficar completa.
10. Detector de batidas
Esse projeto traz uma proposta inovadora para as antigas brincadeiras. Se você participou de algum clubinho fechado de amigos na infância, em que só quem era convidado e soubesse a senha poderia entrar, vai entender bem o propósito dessa ideia.
Como nos velhos tempos, esse protótipo identifica um padrão pré-programado de batidas na porta e só vai abri-la para quem fizer isso de maneira correta. É uma ótima maneira de manter a segurança do próprio quarto, não é verdade?
Essas foram algumas ideias de projetos com arduino para você começar a se inspirar! Conseguiu pensar em algo diferente e criativo depois desse artigo? Compartilhe este post com os seus amigos e convide-os a pensar fora da caixa com você também!