Respostas
Resposta:
O pacto colonial deverá ser respeitado. Cada colônia só pode mercanciar com a sua metrópole, ao passo que as metrópoles podem comerciar entre si; O rei tem a liberdade de estabelecer o câmbio que lhe convém; Os vendedores – tanto da metrópole quanto da colônia – atuam de maneira independente.
Olá Nathy!
Sim, o Pacto Colonial era respeitado.
O “Pacto Colonial”, também chamado de “Exclusivo Comercial Metropolitano” ou “Exclusivo Colonial” corresponde a um acordo entre a colônia e a metrópole, que ocorreu no Brasil durante o período colonial.
Essa relação de cunho comercial, que ocorrera em grande parte da América durante a época das conquistas e das grandes navegações (século XVI e XVII), era travada em vias de oferecer melhores lucros à metrópole, uma vez que a intenção maior era explorar os recursos (madeira, metais preciosos, etc.) encontrados nas novas terras e utilizá-los como forma de riqueza.
Quais foram as razões que levaram o fim do pacto colonial?
A autorização para comercializar com outros países sem a previamente necessária intermediação de Portugal sinalizava o fim do pacto colonial e o início da construção do Brasil como uma nação independente.
___________________
Espero ter ajudado! =)